Últimas
Notícias
Banco Central adia para 2017 convergência da inflação
22/10/2015 às 10h25
O Banco Central começou a sinalizar mudança de estratégia na política monetária, dando a primeira indicação de que pretende adiar o cumprimento da meta de inflação de 2016 para 2017, em comunicado divulgado ontem, após reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Isso significa que, tendo mais tempo para promover a convergência da inflação, o BC poderá diminuir, em algum momento, o arrocho monetário.
O Copom manteve os juros estáveis em 14,25% ao ano e reiterou a indicação de manutenção da taxa básica por período suficientemente prolongado.
Mas, desta vez, indicou que esse é o caminho para "a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante da política monetária". A decisão foi unânime.
No comunicado anterior, de setembro, o Copom foi mais específico sobre o tempo em que pretendia colocar a inflação na meta. Naquela oportunidade, disse que os juros estáveis por um bom tempo garantiriam "a convergência da inflação para a meta no fim de 2016". O horizonte da política monetária, hoje, nos cálculos do BC, é de cerca de dois anos. Esse é o prazo em que altas e baixas na taxa básica de juros afetam a inflação.
|
|