Últimas
Notícias
Autorregulação do Crédito Consignado adverte correspondentes por ofertas irregulares
FEBRABAN aplicou 122 punições entre janeiro e outubro deste ano
20/10/2020 às 09h10A autorregulação de crédito consignado advertiu 77 correspondentes bancários e 45 profissionais tiveram suas atividades suspensas, devido a reclamações de clientes sobre ofertas irregulares do produto. Ao todo, foram aplicadas 122 punições entre janeiro e outubro, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos - FEBRABAN. Nesse período, cerca de 1 milhão de pessoas solicitaram o bloqueio de ligações de ofertas de empréstimos através da plataforma “Não Me Perturbe”.
Aqueles que foram identificados em ações irregulares sofreram punições de acordo com as regras da autorregulação, que prevê multa de R$45 mil a R$ 1 milhão por conduta omissiva aos bancos que não aplicarem sanções aos responsáveis pela operação irregular.
A autorregulação conta com a participação voluntária de 31 instituições financeiras, que representam cerca de 99% da carteira de consignado em todo o país. Uma das medidas de destaque da autorregulação é a exigência de certificação de todos os integrantes da equipe do correspondente que se relacionam com o cliente, no que diz respeito às operações de empréstimo.
Leia na íntegra