Últimas
Notícias
Aposentados e pensionistas sofrem golpes de empréstimo consignado
Clientes identificam operações de crédito no nome, mesmo sem ter solicitado
29/10/2020 às 10h10As plataformas de defesa do consumidor, Reclame Aqui e o https://consumidor.gov.br/, registraram reclamações de aposentados e pensionistas sobre operações de crédito consignado indevidas. Os segurados do INSS identificaram empréstimo no nome, que eles não não solicitaram. Com isso, o cliente fica com as parcelas para quitar, mesmo sem ter recebido o dinheiro do empréstimo.
A pensionista Paula de Farias Varanda, de 39 anos, por exemplo, descobriu que alguém fez um empréstimo em seu nome de R$ 10 mil, por meio do C6 Bank. Em nota, o banco diz que não realiza vendas diretas de consignado. Tanto o Procon de São Paulo quanto o INSS já cobraram esclarecimentos da instituição sobre as reclamações.
Segundo a advogada Cátia Vita, em situações de fraude, é importante reunir todas as provas para comprovar que o crédito não foi contratado pelo titular do CPF. Se o problema não for solucionado, a recomendação da especialista é entrar com uma ação judicial. Também é possível denunciar o golpe através das plataformas de defesa do consumidor do governo ou ligar para 135 do INSS.
Infelizmente, as fraudes ainda são muito comuns e, muitas vezes, são praticadas por agentes de crédito não autorizados, Para realizar operações de crédito é necessário possuir a certificação profissional. Esta é uma exigência do Banco Central, conforme prevê a Resolução 3954/2011.
Leia mais