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ANEPS passa a certificar agentes por área de atuação
21/03/2012 às 14h27
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ANEPS passa a certificar promotores por área de atuação A Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País (Aneps), primeira certificadora dos promotores de correspondentes, oferece novas modalidades de certificação para os profissionais do setor de crédito. Agora, além da certificação completa, o profissional pode optar por três novas opções de certificaçã crédito consignado; crédito imobiliário e veículos e CDC. Com essa medida, a Aneps pretende adequar o processo de certificação à realidade de mercado. “Para fazer frente às demandas que surgiram para os promotores de correspondentes, resolvemos adequar nosso escopo para a certificação segmentada por atividade. Mesmo porque, o profissional que atua junto às concessionárias de veículos, por exemplo, não teria interesse no conteúdo de outras áreas de atuação”, afirma Marciano Testa, presidente da Comissão de Certificação da Aneps. Além disso, a certificação por atividade terá um custo mais acessível, em comparação com a certificação completa que é mais abrangente. A certificação dos promotores de correspondentes atende à nova regulamentação do Banco Central (BC), Resolução 3.954/11, alterada pela Resolução 3.959/11. A Aneps já contabiliza 5 mil certificados e mais de 20 mil inscritos desde julho de 2011, quando lançou seu processo de certificação. Os promotores certificados recebem um número de registro emitido pela ANEPS e uma Carteira de Certificação Profissional, que os credencia a atuar dentro das normas do BC. As inscrições estão abertas a todas as pessoas físicas ligadas direta ou indiretamente às promotoras de crédito e correspondentes no país, além dos correspondentes transacionais, autorizados a receber e pagar contas, que precisam ter ao menos um de seus funcionários certificados, conforme estabelece a norma do BC. “Esperamos alcançar a marca das 500 mil certificações até o início da obrigatoriedade exigida pelo Banco Central, em 2014”, afirma Testa. Inscrições e capacitação Para realizar as provas e obter a certificação, o candidato precisa comprovar formação escolar (4ª série ou, hoje, 5º ano do ensino fundamental). O processo prevê também a capacitação profissional dos promotores. Neste caso, a Aneps orienta aos interessados que procurem instituições parceiras que oferecem os cursos. As inscrições podem ser feitas pelo site da Aneps. Para a certificação completa o custo é de R$ 220,00 e para as novas modalidades é de R$ 165,00. As provas estão a cargo de empresa certificadora independente credenciada no Inmetro e homologada pela Aneps, responsável pela gestão das inscrições, agendamentos e aplicação das provas em todo o país. “As provas abordam temas importantes e relevantes para que o profissional certificado esteja apto a prestar atendimento com a qualidade exigida pela norma do BC”, afirma Testa. Ele ressalta a importância para que as empresas correspondentes e as promotoras obtenham a certificação dos promotores e funcionários com os quais mantêm algum tipo de vínculo, já que pelas normas do BC todos os profissionais precisam estar certificados.
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