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ANEPS inicia certificação para profissionais de crédito em todo Brasil

07/07/2011 às 10h17

 

04/07/2011 16:38

ANEPS inicia certificação para profissionais de crédito em todo Brasil

Medida que atende à nova regulamentação do Banco Central trará melhorias no atendimento ao consumidor e mais transparência para o setor

SÃO PAULO [ ABN NEWS ] — A ANEPS - Associação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços ao Consumo – iniciou neste mês de julho, em todo o Brasil, seu programa de certificação dos profissionais que atuam na área de crédito. A iniciativa pretende qualificar e regulamentar, por meio de certificação, a atividade dos correspondentes no País (sejam eles transacionais ou promotoras de crédito), além dos promotores de crédito pessoa física que atuam nesse mercado. Dados do Banco Central apontam que existem hoje 180 mil pontos de atendimento no Brasil e mais de 200 mil promotores de crédito.

O programa de certificação da ANEPS atende à nova regulamentação do Banco Central (Resolução 3.954/11, alterada pela Resolução 3.959/11), que pretende normatizar a qualificação destes profissionais tornando a operação mais segura e transparente para o consumidor. “Com a democratização do crédito e o fim da informalidade nesse mercado quem ganha é o consumidor, que terá seus direitos preservados, além de verificar um ganho de qualidade significativo nas operações de crédito”, avalia Luis Carlos Bento, presidente da ANEPS.

A certificação estabelecerá padrões de governança a serem cumpridos, com o objetivo de diminuir os riscos de fraudes e oferecer ganho de qualidade para o consumidor. “O promotor ou promotor de crédito poderá perder o certificado caso não esteja adequado às normas de conduta do setor”, alerta o presidente da ANEPS. As denúncias serão apuradas pela Ouvidoria da associação e julgadas pela Comissão de Ética, que reunirá integrantes da ANEPS e de outras entidades que serão convidadas a integrar a Comissão.

Sobre as provas e o selo de certificação

O processo de certificação será executado em parceria com o Instituto Totum, certificadora independente credenciada no INMETRO e responsável pela gestão das inscrições, agendamentos e aplicação das provas, que serão realizadas em todas as capitais brasileiras, conforme a demanda de inscritos. A ANEPS será responsável pela governança de todo o processo e emissão do certificado. Haverá um site único (ANEPS, sob gestão do Instituto Totum) que centralizará as inscrições. “O formato da certificação permite atingir áreas remotas no interior do Brasil onde os promotores de crédito desempenham, hoje, um papel importante para a economia local. Com a certificação, o objetivo é consolidar esse mercado e aumentar a qualidade do serviço prestado nessas regiões”, ressalta Bento.

O processo de certificação inclui a capacitação profissional de todos os envolvidos nas operações de crédito e tem como objetivo o desenvolvimento profissional do setor. A ANEPS, detentora do selo de certificação, será responsável por avaliar e validar os programas de capacitação em todo o Brasil. Entre os temas escolhidos pela ANEPS para as provas estã Ética nos Negócios (incluindo o Código de Defesa do Consumidor); Produtos e Serviços; Fundamentos do Mercado Financeiro e Sistema Financeiro Nacional.

Algumas exigências deverão ser cumpridas pelos interessados em obter a certificação. Para participar das provas, o candidato precisa comprovar formação escolar (4ª série ou, hoje, 5º ano do ensino fundamental) e aceitar o Código de Ética e Conduta da ANEPS. A ANEPS e o Instituto Totum atuarão em conjunto no controle da Ouvidoria e todos os casos de processos disciplinares serão tratados pela Comissão de Ética.

Os certificados vão receber um número de registro que será emitido pela ANEPS e um cartão de identificação. Essas informações farão parte de um banco de dados que será disponibilizado aos bancos e ao consumidor para consulta.

A certificação terá que ser renovada a cada três anos, como forma de garantir o profissionalismo do setor. Segundo a resolução do Banco Central as promotoras de crédito têm prazo de um ano, a contar de março, para se enquadrarem em vários artigos da resolução, e os promotores de crédito três anos para se certificarem.

Sobre a ANEPS

Fundada em 2001, a ANEPS – Associação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços ao Consumo – atua na defesa do desenvolvimento e da organização do segmento que envolve os correspondentes e as empresas promotoras de crédito no País.

Prestes a completar dez anos de atuação, a entidade tem obtido o reconhecimento do mercado por estabelecer canais de diálogo com entidades representativas de diversos segmentos da economia.

As empresas Prestadoras de Serviços ao Consumo, ou Promotoras de Crédito, surgiram para atender à demanda do mercado, que precisava de um canal comercial apropriado para modernizar e racionalizar sua estrutura de atendimento na intermediação e encaminhamento das propostas de crédito.

A partir de sua atuação, o acesso ao crédito à população que não possui conta bancária ou que mora em regiões distantes dos grandes centros foi ampliado.

Hoje, a ANEPS representa 140 promotoras de crédito que respondem por 85% das transações de crédito no país e atuam de acordo com a legislação vigente e o Código de Defesa do Consumidor.

Fonte:  http://www.abn.com.br/editorias.php?cod_menu=12

 

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