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ANEPS CRIA OUVIDORIA

23/02/2012 às 15h35
http://www.guiadeouvidorias.com.br/

ANEPS cria Ouvidoria

Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País quer reforçar a regulação de suas empresas associadas

A ANEPS acaba de criar uma Ouvidoria com o objetivo de reforçar a regulação de suas empresas associadas. A iniciativa qualifica ainda mais o programa de certificação da associação, voltado para os profissionais da área de crédito e lançado em julho, além de tornar o processo ainda mais transparente.

Com a criação da Ouvidoria, a ANEPS poderá manter o crescimento sustentável de suas empresas associadas e continuar na busca da excelência no relacionamento entre os Correspondentes e seus clientes. Em linha com o Código de Defesa do Consumidor e as recentes resoluções do Banco Central do Brasil, a Ouvidoria é um canal direto do cliente com a associação, que o permite denunciar possíveis problemas que envolvam a atuação de Correspondentes ou Promotores associados.
“Queremos que a ANEPS ofereça à sociedade a garantia de ética e transparência, importantes pilares no desenvolvimento do setor, com base nos princípios de Governança Corporativa da associação e com foco na inclusão social e financeira, em especial para as classes menos favorecidas”, avalia Anderson Borges, vice-presidente da ANEPS e Ouvidor Geral.

O papel da Ouvidoria é apurar e receber reclamações e denúncias dos clientes e membros da associação ou até de outras associações e instituições financeiras. Com base nas informações, a ANEPS poderá abrir processos administrativos que serão submetidos ao Conselho de Ética e Disciplina para apuração das irregularidades. Conforme o resultado, a ANEPS poderá aplicar penalidades que vão desde a advertência até a cassação dos registros e da certificação.

Os resultados ficarão abertos para consulta pública. De acordo com Borges, o propósito é assegurar que a atuação dos profissionais esteja em linha com o Código de Ética e Conduta, elaborado pela ANEPS. “O nosso maior desafio é reforçar a cultura de atendimento de nossos Promotores e Correspondentes para que eles possam melhorar sua atuação junto aos clientes, oferecendo produtos e soluções de acordo com a realidade de cada um deles e de forma ética e justa”, considera Borges.

Para entrar em contato com a Ouvidoria (reclamações, sugestões ou denúncias) basta ligar 0800 777 4654, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às18h, ou enviar um email para ouvidoria@aneps.org.br. O site da ANEPS, www.aneps.org.br, também disponibiliza para consulta a lista de promotores certificados.

Programa de certificação da ANEPS

Sobre a certificação Iniciado em julho, em todo o Brasil, o programa de certificação da ANEPS pretende normatizar e qualificar a atuação dos profissionais que atuam na atividade dos correspondentes no País (sejam eles transacionais ou promotoras de crédito), além dos promotores de crédito pessoa física que atuam nesse mercado. O processo de certificação inclui a capacitação profissional de todos os envolvidos nas operações de crédito e tem como objetivo o desenvolvimento profissional do setor. A certificação também estabelecerá padrões de governança a serem cumpridos, com o objetivo de diminuir os riscos de fraudes e oferecer ganho de qualidade para o consumidor.

 

 

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