Últimas
Notícias
'Financial Times': Mercados obrigacionistas reabrem crédito para ME
Brasil e a Turquia estão correndo para explorar os mercados internacionais de dívida, pela primeira vez este ano, com o aumento dos preços do petróleo
Fonte: Jornal do Brasil - 16/03/2016 às 11h03Matéria publicada nesta terça-feira (15) no Financial Times, conta que o banco central está criando abertura para títulos de mercados emergentes, então o Brasil e a Turquia estão correndo para explorar os mercados internacionais de dívida, pela primeira vez este ano, com o aumento dos preços do petróleo e estes planos de estímulo. Os dois países emitiram dívida na quinzena passada depois de uma ausência prolongada no mercado, ajudando a aumentar a emissão dos mercados emergentes, que estava em US $ 15 bilhões e passou para US $ 25 bilhões, no final de fevereiro, segundo a Dealogic.
Segundo a reportagem, no início do ano os mercados emergentes foram tomados por um ciclo de feedback negativo com as preocupações sobre a desaceleração do crescimento deixando os investidores desanimados e a falta de empréstimos reforçou as preocupações sobre o crescimento. Até o final de janeiro, a emissão de dívidas de países de baixa renda com moeda fraca, desvalorizada com relação ao dólar, euro ou iene foi a metade do nível atingido no mesmo período em 2015.
A desaceleração do crescimento levou o Banco Mundial a avisar que a fraqueza da economia emergente poderia pesar sobre o crescimento global, já que foi registrada uma demanda menor em 2015, sendo pior ano para o comércio mundial desde 2009.
No entanto, a recente recuperação dos preços do petróleo e da ação dos bancos centrais do Japão e da Europa auxiliam a política monetária a se recuperar do endividamento pelos mercados emergentes.
"Este ano, em 10 semanas, vivemos uma montanha-russa nos mercados emergentes", disse Bhanu Baweja, estrategista de crédito do UBS.