Informe-se Blog

Saiba como tirar o Extrato Previdenciário CNIS pelo Meu INSS

20 de Agosto de 2020

O Extrato Previdenciário é um demonstrativo de todos os vínculos trabalhistas e previdenciários do trabalhador ou aposentado, com informações que constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), um banco de dados do governo que registra dados trabalhistas e previdenciárias de todos os contribuintes do INSS. O Extrato CNIS é importante para conferir a contribuição social e saber se a empresa descontou o valor e recolheu o GPS. Caso contrário, estará sujeita à multas. O documento também serve para calcular o valor da aposentadoria futuramente.
 
Passo a Passo
 
Para ter acesso ao Extrato Previdenciário CNIS pela internet, basta entrar no portal do Meu INSS, selecionar a opção “login” e realizar o cadastro, criando uma senha com, no mínimo, 9 dígitos, tendo pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.
 
Ao acessar o sistema com sua senha, escolha a opção “Extrato Previdenciário (CNIS)” e emita o documento. Nele é possível visualizar informações relacionadas aos vínculos empregatícios e previdenciárias, como nome do empregador com Razão Social e CNPJ da empresa, período de trabalho com data de início e fim em cada empresa e remuneração recebida. Em última remuneração recebida, constará a data do último pagamento.
 
Na aba “relações previdenciárias” estarão listadas todas as empresas que fizeram o recolhimento ou pagamento da Guia da Previdência Social (GPS). Os prestadores de serviço e contribuintes individuais também conseguem ter acesso a esses dados. Na tela inicial o usuário tem a opção de imprimir o documento com todas as informações do Extrato. O arquivo será salvo no seu celular, computador ou tablet, em formato PDF.
 
Também é possível ter acesso ao Extrato Previdenciário em uma agência física do INSS, com agendamento prévio. Entre no Portal do Meu INSS, informe seus dados pessoais e clique em “continuar login”. Em seguida, selecione a opção “Novo requerimento” e escolha o serviço desejado. Compareça à unidade do INSS, no dia e hora marcados, com o documento pessoal com foto. No caso de terceiros, é necessário levar também a Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante.
 
Para quem possui conta corrente no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal (CEF), basta acessar o Extrato CNIS direto no caixa eletrônico ou pelo internet banking. Se tiver dúvidas, procure a sua agência bancária.