Clipping
Sistema de consignado para servidores estaduais ainda não tem data para voltar
Sem funcionar desde maio do ano passado, o sistema de crédito consignado do estado do Rio continua sem previsão de voltar. A informação foi confirmada esta semana pela Casa Civil, contradizendo boatos que circulam entre os servidores de que a modalidade de crédito estaria disponível a partir de fevereiro.
O consignado é o tipo de empréstimo mais barato do mercado, já que as parcelas são descontadas diretamente do contracheque do servidor, oferecendo garantia de pagamento aos bancos, que por isso podem baixar as taxas de juros. Os servidores têm criticado a falta dessa possibilidade de crédito durante a pandemia de Covid-19, momento em que a chance de ter gastos não previstos aumenta.
O contrato do governo do estado com a empresa responsável pela gestão da margem consignável — a Talktelecom — acabou no dia 3 de março de 2020, e a empresa só continuou a prestar o serviço por força de uma liminar obtida na Justiça, conforme o EXTRA explicou na reportagem do dia 18 de abril do ano passado.
Segundo a Casa Civil, essa liminar foi revogada no fim de maio e na época o governo anunciou que pretendia contratar uma nova empresa para prestar o serviço. Até o momento, porém, ainda não foram divulgadas novidades sobre essa contratação.