Clipping
RecargaPay amplia oferta de pequenos empréstimos
Fonte: Valor Econômico - 19/08/2021 às 11h08
A história da plataforma de pagamentos RecargaPay difere um pouco do padrão das fintechs criadas nos últimos anos. Nascida em 2010 com foco na recarga de celular, a empresa já passou por algumas mudanças desde então - entre elas, quando começou a trabalhar com cartões de transporte urbano, como o Bilhete Único. Porém, mais recentemente, a concessão de crédito se tornou uma das principais frentes de crescimento.
Fundada pelos argentinos Gustavo Victorica e os irmãos Rodrigo e Álvaro Teijeiro, mas com operação exclusivamente no Brasil, a RecargaPay espera obter em breve uma licença de sociedade de crédito direto (SCD) do Banco Central. Enquanto isso, oferece crédito atuando como correspondente da BMP Money Plus. A informação e a tecnologia usadas na concessão de empréstimos é própria, com um “score” construído, entre outras coisas, considerando o comportamento de consumo no aplicativo.
“Se eu fosse usar modelos tradicionais do mercado, mais da metade dos meus clientes não teria o crédito liberado. Começamos com prazos mais curtos, R$ 50, R$ 100 para pagar uma conta de luz, por exemplo, mas estamos expandindo”, conta Victorica, que além de fundador é vice-presidente operacional. Segundo ele, não há sinais de aumento da inadimplência.
A RecargaPay não abre seus resultados, mas Victorica diz que a contribuição da parte de serviços financeiros já é significativa. A companhia revela apenas que opera com Ebitda positivo e receita anualizada de R$ 275 milhões. Em abril de 2020, no auge dos fechamentos causados pelo coronavírus, o mercado de Bilhete Único chegou a cair 80%, segundo o executivo, mas a digitalização de pagamentos estimulada pela pandemia levou a empresa a dobrar a receita no ano passado.
A fintech estreou neste mês no mercado de dívida com a emissão de uma debênture de R$ 40 milhões, ancorada pelas gestoras Milênio e Franklin Templeton. O valor será usado no financiamento do microcrédito oferecido no aplicativo. No início de 2021, a empresa já havia levantado US$ 70 milhões numa rodada série C para acelerar o crescimento e fazer melhorias em sua plataforma. O aporte foi liderado por IDC Ventures e Fuel Venture Capital, com participação também da ATW, da LUN Partners e da Experian. Um IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês) não está nos planos neste momento, segundo Victorica.
O executivo e os irmãos Teijeiro trabalham juntos há 18 anos. Antes da RecargaPay eles criaram uma plataforma de venda de cartões internacionais de ligações e a rede social Sonico, que chegou a ter quase 55 milhões de usuários.