Clipping
Queixas de golpe do empréstimo consignado aumentam 77,5% em 2020 em Campinas, diz Procon
As queixas sobre golpe de empréstimos consignados indevidos aumentaram 77,5% em um ano em Campinas (SP), segundo levantamento do Procon. Em 2019, 280 reclamações foram registradas e, em 2020, o número chegou a 497 ocorrências na cidade.
O golpe acontece através de empréstimos sendo concedidos sem o pedido da pessoa. Neusa Guimarães, aposentada vítima do crime, recebeu um cartão de crédito em sua casa sem ter solicitado. Decidiu usar mesmo assim.
Após um ano tentando reverter a situação, Neusa conseguiu os documentos do processo de consignação e constatou a falsificação de sua assinatura.
Já Rute Andrade, também aposentada, foi vítima pela primeira vez em 2019 e por duas vezes no ano passado. Ela ainda não conseguiu resolver a situação junto ao banco.
Como ocorre a fraude
Segundo o assessor do Procon, Francisco Togni, o golpe pode acontecer através da fraude na assinatura ou de empresas que se aproveitam da ingenuidade de aposentados para conceder empréstimos sem explicitar as condições.
O órgão de defesa do consumidor faz atendimento às pessoas que constatarem empréstimos indevidos em seu nome e notifica a empresa responsável para que reverta a cobrança.