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Clipping
Leitora reclama de que a mãe não reconhece débito em conta de banco

Fonte: Estadão - 19/08/2021 às 12h08
A leitora Beatriz Lopes Kato reclama de não conseguir resolver problema com reconhecimento de débito na conta da mãe pelo banco Bradesco.
 
Reclamação da leitora Beatriz Lopes Kato: “Minha mãe tem uma conta poupança no Bradesco, há mais de 10 anos, para receber sua aposentadoria de um salário mínimo. Tem apenas um cartão de débito. No início de julho, ocorreu uma operação de saída no valor exato de R$ 1.000, que não foi reconhecida por ela, assim como não reconhece o nome da empresa. Estamos em contato com o banco desde o dia do ocorrido, seja por meio do SAC, da agência ou da Ouvidoria. São cerca de 40 dias fazendo contatos e cobranças de posição. Afirmamos inúmeras vezes o não reconhecimento deste lançamento. Reforçamos o fato de que, por mais de 10 anos, os hábitos de uso dessa conta são de compras muito pequenas, sempre em quatro ou cinco estabelecimentos que ficam numa distância de até 500 metros da casa de meus pais. O Bradesco, desde os primeiros contatos, responde dizendo que a operação foi feita de forma presencial, com o chip do cartão e com a senha. Além do enorme prejuízo para uma idosa que recebe um salário mínimo por mês, mesmo tendo um sistema de segurança totalmente vulnerável, o banco bloqueou o cartão para uso e não permite o acesso ao aplicativo para transferências, a fim de que não ocorram outros débitos.”
 
Resposta do Bradesco: “Sempre que identificada alguma irregularidade no uso do cartão, ou se o cliente não reconhecer algum lançamento, ele deve entrar em contato com o emissor nos canais de atendimento e relatar a ocorrência. Caberá ao emissor do cartão avaliar o caso e cumprir as condições previstas no regulamento do cartão e as regras das bandeiras. É fundamental que, em caso de furto, extravio, roubo ou sequestro, o cliente entre em contato com o emissor para solicitar o cancelamento do cartão. Também é importante esclarecer que a contratação do seguro contra perda e roubo do cartão é sempre uma decisão pessoal do cliente. Os cartões de crédito e débito possuem hoje dispositivos de segurança (chip), que requerem uso de senha, que é pessoal e intransferível. As transações com cartão somente são aprovadas com a leitura das informações deste chip e a com a inserção da senha do cliente. Portanto, o cliente é orientado a não divulgar, compartilhar ou manter a senha registrada juntamente com o cartão.”

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