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Cresce número de golpes sobre empréstimo consignado; saiba como identificar
De acordo com dados estatísticos da Federação Brasileira de Bancos, Febraban, os números de casos de golpes que envolvem empréstimo consignado têm aumentado significativamente nos últimos dois anos. Durante o período de isolamento, os números cresceram 60% nos casos de fraudes. Desse total, grande parte das vítimas foram idosos.
A maioria dos golpes financeiros envolvem o empréstimo consignado, que tem como alvo direto os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, sendo aposentados e pensionistas. Os golpes, muitas vezes, consistem em oferecer empréstimos consignados. Ou seja, que deveriam ser descontados dos benefícios dos segurados.
O problema é que, na maioria dos casos, eles pedem o depósito de um determinado valor para que o suposto valor emprestado seja liberado ou, até mesmo, querem apenas os dados bancários da vítima para realizarem transações financeiras. Sabe-se, sobretudo, que nenhuma espécie de empréstimo requer o pagamento de algum valor antecipadamente antes mesmo do recebimento do dinheiro emprestado.
Igualmente, a disponibilização de seus dados bancários e previdenciários não podem ser repassados a qualquer um que se mostre como representante de instituição financeira credenciada a fazer empréstimo consignado. Antes de qualquer informação ser passada ao suposto representante de banco para empréstimo, é necessário observar bem se não se trata de um golpe.
A principal dica que a Febraban passa a aposentados e pensionistas, que desejam contrair um empréstimo consignado, é evitar fazer qualquer contratação pelo telefone ou WhatsApp. O mais aconselhável é que o interessado vá até uma agência que atua na concessão de empréstimo consignado. Isso reduz em até 90% a chance de golpes. É sempre bom manter acesa a luz da desconfiança, ainda mais se a proposta do consignado for muito atraente.
Caso já tenha sido vítima do golpe, é aconselhável procurar a Polícia Civil e registrar uma queixa crime do fato ocorrido. Também é importante que o cidadão ainda procure efetuar uma reclamação diretamente com o Banco Central. Isso pode ser feito através do telefone 145 ou até mesmo no site, onde basta acessá-lo e, na lateral esquerda da página, clicar em “Registrar Reclamação”.