Clipping
Consignado do INSS está caro? Portabilidade pode diminuir juros do empréstimo
Os segurados que possuem um empréstimo consignado do INSS podem realizar a portabilidade de sua dívida e, assim, conseguir a diminuição dos juros. Porém, para fazer a troca o aposentado e pensionista deve conhecer as condições de seu contrato atual e o que é proposto pela outra instituição financeira.
O empréstimo consignado do INSS é uma maneira dos aposentados e pensionistas conseguirem crédito com juros especiais. Essa função é disponibilizada por diversos bancos e, por esse motivo, é importante pesquisar bem antes de fazer a contratação.
Porém, após realizar o empréstimo consignado do INSS é possível solicitar a portabilidade para outra instituição financeira. Dessa maneira, a portabilidade atua no estimulo à concorrência entre as instituições.
Porém, antes de fazer a troca é necessário saber exatamente as condições do contrato atual e as oferecidas pelo outro banco. Além do valor da dívida e dos juros, é importante saber o Custo Efetivo Total, que envolve também encargos como taxas de administração, impostos e seguros.
Essas informações podem ser conseguidas no banco que tem a obrigação de fornecer. Caso a instituição se recurse, o cliente pode abrir um chamado no Banco Central. Em último caso, o cidadão pode entrar com ação judicial contra a instituição financeira.
A empresa credora inicial do consignado do INSS também não pode se recusar a autorizar a portabilidade. Além disso, não pode cobrar taxas pela transferência da dívida. Porém, é comum, essa apresentar um a contraproposta, a fim de manter o segurado.
Nesse caso, o cliente deve analisar bem se o que foi proposto é melhor do que o contrato original e também do que foi oferecido pelo outro banco. O prazo para varia de acordo com a agilidade das instituições, porém costuma ser de até 20 dias.
O que preciso fazer antes de solicitar a portabilidade do consignado do INSS?
1) Saiba o valor exato de sua dívida: solicite ao banco credor uma declaração da dívida e quanto é o saldo que ainda precisa ser pago;
2) Faça uma pesquisa: procure outros bancos e instituições financeiras e verifique quais são as condições que eles oferecem;
3) Formalize o pedido: formalize o pedido de portabilidade ao outro banco e aguarde a efetivação dos procedimentos;
4) Fique atento à contraproposta: verifique se a proposta é melhor do que o contrato original e também se é mais vantajosa do que a oferecida pelo outro banco.
Como ocorre a portabilidade do consignado do INSS?
Após a formalização da proposta, a nova instituição financeira escolhida tem cinco dias úteis para entrar em contato com o banco credor inicial.
O banco inicial informa o valor ao novo banco, que tem de fazer o pagamento dessa quantia para poder transferir a dívida.
A instituição financeira inicial tem até dois dias úteis para confirmar o recebimento desse valor ou apontar alguma inconsistência no pagamento que inviabilize a portabilidade. Em seguida, a portabilidade será confirmada.
Caso o cliente receba uma boa contraproposta e decida desistir da portabilidade, banco credor oficial tem até dois dias úteis para comunicar a desistência à outra instituição financeira que foi procurada pelo segurado.