Clipping
Bancos veem expansão no crédito de 6,3% no ano
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) passará a divulgar duas novas pesquisas feitas com seus associados. A primeira delas é a Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas, feita a cada 45 dias, logo após a divulgação da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, e tem como objetivo captar as rcepções
das instituições financeiras sobre o documento e as projeções para o desempenho do mercado de crédito para o ano corrente e o próximo.
Nessa primeira edição, feita entre os dias 12 e 19 deste mês, com 17 bancos, a pesquisa mostra que os participantes esperam crescimento de 6,3% da carteira total este ano. Na medição anterior, relativa a junho, a expectativa era de expansão de 5,4%. Para 2021, a projeção passou de 6,7% para 7,0%. A projeção oficial do Banco Central para a expansão do crédito este ano é de 7,6%.
A melhora o cenário para este ano é resultado, principalmente, da revisão para cima do desempenho do crédito direcionado, que passou de 1,6% em junho para 3,0% em agosto. Para o crédito livre, a projeção passou de 8,2% para 8,6%.