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Banco Pan lidera ranking de reclamações do BC no 1º trimestre
O Banco Pan liderou o ranking de reclamações direcionadas às maiores instituições financeiras no primeiro trimestre deste ano, conforme divulgado pelo Banco Central (BC) nesta quinta-feira. A lista é construída com base em um indicador que leva em conta o número de queixas recebidas, aquelas consideradas procedentes e o número de clientes de cada banco. Quanto maior a pontuação da instituição, pior foi o seu desempenho.
Nos três primeiros meses de 2021, o Pan atingiu 245,28 pontos no ranking, resultado de 2.185 reclamações procedentes em um universo de 8,9 milhões de clientes. Na sequência, vieram Banco Inter (129,26 pontos), Caixa Econômica Federal (36,20), Santander (31,38) e Bradesco (22,78).
Fazem parte desse primeiro grupo as dez instituições com maior número de clientes.
Em resposta, o Pan disse que tem adotado medidas concretas para modernização do mercado a fim de continuamente aprimorar a experiência dos clientes e, consequentemente, reduzir o número de reclamações.
Exemplo disso é a mobilização do setor para autorregulação do crédito consignado, a criação do serviço “Não Me Ligue”, e o pioneirismo na digitalização de serviços que têm sido importantes no combate a fraudes. “O banco reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento.”
Entre aquelas que fazem parte do segundo grupo, os líderes de reclamações foram: C6 Bank (979,53), Facta Financeira (620,55), Máxima (568,89), Banco Digimais (484,31) e Safra (281,53).
Já as principais queixas registradas no período estavam ligadas a: oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada (6.798 reclamações); irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito (3.226); irregularidades das operações e serviços disponibilizados em internet banking (2.248).