Clipping
Acir Gurgacz defende crédito facilitado para pequenas empresas e agricultores
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) apontou como essencial uma mudança na política econômica do governo, com redução dos juros, de modo a facilitar o acesso ao crédito para os pequenos agricultores e empresários.
Gurgacz ressaltou que não são as grandes empresas e as multinacionais que fazem a economia do país ir para a frente, mas sim as pequenas empresas e os pequenos agricultores. De acordo com dados do IBGE mencionados pelo senador, o segmento de micro e pequenas empresas é responsável por 27% do produto interno bruto (PIB) brasileiro e por 60% dos quase 100 milhões de empregos no país. Já a agricultura familiar, responde por 84% dos 5,2 milhões de estabelecimentos rurais existentes no Brasil.
O senador afirmou que, além de representarem a maior parcela da economia do país, os pequenos agricultores e empresários são o lado mais fraco na disputa por mercados cada vez mais concorridos. Acir Gurgacz também defendeu a ampliação do investimento em infraestrutura e logística para modernizar as lavouras dos pequenos produtores.
- O governo precisa preservar a atividade produtiva da indústria, do comércio, da agricultura e dos serviços no Brasil o que, certamente, irá contribuir para a rápida retomada do crescimento econômico da forma social menos onerosa e mais solidária – disse.