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Setor de Cartões em nova fase

02/05/2008 às 17h26

jornal Diário do Comércio (SP) 30/04/2008 - Mário Tonocchi

Com as concessões de crédito em alta, a tendência entre as grandes redes de varejo brasileiras é a fusão dos cartões de bandeira com os private labels. Esse meio de pagamento híbrido passa a englobar outros serviços financeiros, como seguros, garantias estendidas, assistência residencial 24 horas e, mais recentemente, a comercialização de planos odontológicos.

A Lojas Marisa lança no início de maio o Marisa Odonto, produto criado e administrado pela Prodent Assistência Odontológica que estará à venda em cerca de 200 lojas da rede varejista pelo Brasil. São duas versões, com carência a R$ 15,90 ao mês, e sem carência a R$ 21,90, ambos com cobertura completa de assistência odontológica.

Segundo o diretor de marketing e expansão comercial da Prodent, Luís Fernando de Paula Henrique, a expectativa é de vender 50 mil contratos só neste ano. "O pagamento feito por meio do cartão Marisa reduz inadimplência, e o volume de comercialização traz redução de custos", diz.

O certo é que os negócios com o cartão híbrido são bons para todos os envolvidos: financeiras, varejistas, prestadores de serviços e clientes. A observação é do consultor em varejo financeiro Boanerges Ramos Freire. De acordo com ele, a tendência da fusão dos private labels com os cartões de bandeira começou no ano passado. "No início, muitos varejistas não queriam as mudanças, pois diziam que o cliente poderia gastar o limite em outras lojas. Hoje, esse conceito mudou com a percepção de que o cliente mantém esse instrumento mais tempo com ele, e passa a comprar mais, o que dá ganho financeiro para a loja proprietária do cartão", observou.

Segundo o consultor, na forma híbrida, os cartões têm a vantagem de ter políticas, regras, promoções e operações próprias para seus clientes, como as do private, e ao mesmo tempo, além de sua rede, podem usar extensa lista alternativa do comércio.

Na nova onda do uso do cartão private label, a LuizaSeg, joint venture da rede Magazine Luiza e a seguradora Cardif, lança, ainda neste semestre, um seguro residencial e outro de acidentes pessoais com assistência odontológica dentro do cartão de crédito da empresa. Nos últimos dois anos, a LuizaSeg vendeu mais de 5,2 milhões de contratos, impulsionada pela garantia estendida, que corresponde a 2,5 milhões de contratos, e pelo CredSeguro, seguro de proteção financeira que já chegou à marca de 2,7 milhões de vendas. No período, as indenizações foram de R$ 12 milhões.

Os dois – Existem ainda empresas varejistas que mantêm os dois modelos de cartões. É o caso da rede Sonda de supermercados. O private existe há 15 anos, enquanto o bandeirado Mastercard foi lançado em outubro do ano passado. A migração, de acordo com a empresa, foi de apenas 10% dos clientes, já que o objetivo do cartão da loja é alcançar pessoas de baixa renda, de três a quatro salários mínimos enquanto o Mastercard com bandeira é voltado às pessoas de maior poder de compra.

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