Últimas
Notícias
Margem de 45% para aposentados gera debate e Aneps é favorável à medida
22/08/2022 às 03h08O aumento da margem do consignado para aposentados e pensionistas do INSS tem causado discussões entre bancos, especialistas e entidades de defesa do consumidor devido ao receio de que a medida possa trazer mais riscos financeiros para a população.
Em entrevista concedida ao jornal Valor Econômico, o presidente da Aneps, Edison Costa, afirmou que a instituição é favorável ao aumento do limite para 45%. “Não se pode confundir proteção do consumidor com tutela, como se as pessoas fossem completamente incapazes de tomar suas próprias decisões. Se ela não pode tomar esses empréstimos, vai buscar onde consegue, no mercado informal, com parentes, agiotas”, disse Costa.
Edison também ressaltou que é preciso ter transparência e explicar para o consumidor tudo o que ele vai ter de pagar e ressalta que a Aneps tem um programa de certificação e um manual de boas práticas. Para Costa, a nova margem de 45% pode ajudar os beneficiários do INSS. “Hoje em dia muitos aposentados são arrimo de família. É melhor que eles tenham um acesso controlado ao crédito, com juros civilizados.”
Fonte: Valor Econômico