Últimas
Notícias
Lavagem de dinheiro: profissionais capacitados e políticas de prevenção ao crime são exigências do Banco Central
03/05/2022 às 01h05Quem trabalha no segmento financeiro deve ficar atento às mudanças na legislação para atuar conforme as exigências dos órgãos reguladores. Uma delas é a Circular n.º 3978/2020, do Banco Central, que estabelece uma política de procedimentos e controles internos a serem adotados pelas instituições financeiras autorizadas pelo órgão regulador para evitar a prática dos crimes de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores e o financiamento ao terrorismo.
Com a Circular, o órgão exige a capacitação dos profissionais de diversos segmentos para prevenir esses crimes. De acordo com o Bacen, houve intensa participação das instituições financeiras, principalmente por meio de suas associações representativas, nas discussões acerca da norma.
Dada a necessidade de capacitação mínima de acordo com a atividade de cada segmento, a ANEPS desenvolveu cursos específicos de capacitação. O curso abrange mudanças da circular, vigente desde 01/10/2020, e se refere aos procedimentos de monitoramento, seleção e análise das operações e situações suspeitas para Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento de Terrorismo. O curso é voltado para correspondentes bancários e cambiais, corretoras, seguradoras e previdência, dentre outros segmentos econômicos.
Saiba mais clicando aqui.
Fonte: Banco Central