Últimas
Notícias
INSS utilizará robôs para destravar análise de recursos administrativos
17/05/2022 às 01h05O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou ontem (16) uma portaria que altera a gestão dos recursos administrativos dos segurados que têm pedidos de concessão de benefícios negados pelo órgão. Para isso, o INSS irá implantar um sistema com robô para melhor instrução processual dos recursos, a fim de agilizar os trâmites administrativos.
A ideia é integrar as plataformas que já são utilizadas e juntar no Sistema Eletrônico de Recursos (e-SisRec) os documentos necessários de cada processo. Sendo assim, os robôs não vão analisar os pedidos, apenas otimizar o trabalho.
Muitos documentos são anexados ao sistema de forma manual, como cópia do processo administrativo, o laudo da perícia médica, entre outros. Além disso, hoje, o sistema do INSS e da câmara de julgamento são diferentes, o que atrasa a análise do recurso.
“A inteligência artificial, neste caso, vai instrumentalizar o processo para que ele chegue à câmara de julgamento com tudo que precisa ser apresentado, tirando do servidor a obrigação de fazer isso manualmente”, explica Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).
Fonte: Extra