NO PARÁ O Liberal
EVANDRO FLEXA JR. Da Redação
Empréstimo com desconto em folha dá salto de 61,24% em dois meses
O empréstimo consignado para aposentados e pensionistas virou um negócio lucrativo aos olhos dos promotores financeiros. O famoso crédito fácil - que é descontado direto na folha de pagamento - teve um salto no Pará de 61,24%, entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, em termos de operações. Ao todo, em 2010, foram fechados 276.305 contratos de consignação ou de cartões de crédito no Estado, por beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), volume que movimentou R$ 681,7 milhões em apenas um ano.
O número de operações realizadas no ano passado representa quase a metade do total de benefícios ativos no INSS, que é de aproximadamente 650 mil, em todo o Pará. Somente em janeiro deste ano, foram feitas 34.416 operações, movimentando mais de R$ 57 milhões. No País, o crescim ento do empréstimo consignado bateu a casa dos 17,9% em 2010 em comparação com o ano imediatamente anterior, segundos dados da Previdência Social.
Segundo levantamento feito junto aos órgãos de Previdência Social do Estado, estima-se que no Pará existam aproximadamente 650 mil aposentados e pensionistas. Somente no serviço público municipal de Belém este número equivale a 4,5 mil beneficiários, conforme dados do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb). Já no Estado, o total de inativos ultrapassa a casa dos 30 mil, além de nove mil pensionistas, de acordo com o Igprev. Embora não estejam incluídos nos dados do INSS, grande parte desses aposentados encontra-se endividada.
|