Últimas
Notícias
Crédito a micro e pequenas empresas evitou que os negócios fechassem as portas durante a pandemia
19/04/2022 às 01h04As micro e pequenas empresas têm participação fundamental para a geração de empregos no País e o crescimento da economia. No ano passado, as micro e pequenas empresas responderam por 78% de 2,7 milhões de vagas abertas, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Isso mostra que, mesmo diante da pandemia, houve um esforço para a manutenção dos negócios e evitar o colapso do mercado de trabalho.
No entanto, para continuar crescendo, temia-se que as empresas não conseguissem crédito para manter suas atividades, já que parte do faturamento reduziu drasticamente com a crise. Mas houve um apoio financeiro para que os pequenos negócios continuassem a gerar postos de trabalho.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o crédito destinado às empresas de menor porte teve expansão de praticamente 95% no resultado acumulado de 2020 e 2021.Nesse cenário, os correspondentes bancários atuaram no atendimento às empresas que necessitam de microcrédito.
Desta forma, o crédito bancário obtido pelas MPEs alcançou proporções recordes nas estatísticas das instituições financeiras e teve papel relevante na sua expansão e na sua capacidade de geração de emprego. Apesar de perderem seus empregos na pandemia, muitos trabalhadores abriram o próprio negócio e também necessitaram de crédito para dar um fôlego ao capital de giro.
Fonte: Estadão