Últimas
Notícias
Bancos rejeitam proposta do governo de criar empréstimo consignado para quem recebe Auxílio Brasil
23/02/2022 às 01h02O Ministério da Cidadania procurou algumas instituições financeiras para propor um crédito consignado para quem recebe Auxilio Brasil. A ideia do governo seria leiloar para as instituições o direito de participar do pagamento do benefício. Dessa forma, os bancos pagariam para ter acesso a essa clientela. O formato é parecido com o pagamento do INSS, no qual o direito é distribuído em lotes ao mercado.
Apesar da conversa ter sido informal, o interesse dos bancos é baixo. Isso porque, as instituições não veem valor no negócio, pois o Auxílio Brasil atende a uma população carente, enquanto que os benefícios do INSS são destinados a um público com renda garantida e estável.
As instituições também enxergam um risco reputacional em oferecer esse tipo de crédito, pois não faz sentido cobrar juros a quem precisa de um benefício social para sobreviver. Além disso, segundo especialistas, o custo de distribuição do programa é alto, a operação é complexa e não é justificável do ponto de vista de educação financeira.
Fonte: Valor Econômico