Área exclusiva de acesso do associado ANEPS. Para acessar a área restrita da CERTIFICAÇÃO, CLIQUE AQUI

Imprensa
INSS alerta para golpe da prova de vida em aposentados e pensionistas

Atenção, aposentados e pensionistas. De acordo com o INSS, bandidos estão encaminhando mensagens via o aplicativo de mensagens WhataApp solicitando números de documentos, dentre outras informações pessoais, para posterior uso em fraudes em instituições financeiras.
 
Os golpistas têm se aproveitado do aumento de transações bancárias digitais, para evitar aglomerações em agências bancárias, para praticar esses crimes. Um deles, que tem ganhado destaque, é o pedido dos falsários para que o beneficiário façam a prova de vida anual por celular.
 
O mecanismo do golpe ocorre da seguinte maneira: o criminoso faz uma ligação para a vítima. Em seguida, manda uma mensagem via WhatsApp solicitando que a vítima encaminhe fotos de seus documentos para incluir no cadastro. No entanto, o INSS não estabelece nenhum tipo de contato telefônico, muito menos por aplicativos de conversa, para passar procedimentos de prova de vida. Inclusive, a realização da prova de vida está temporariamente paralisada em função da pandemia.
 
Saiba mais

RECEBA NOSSAS NOVIDADES