Informe-se Notícias

Golpe do consignado: segurados do INSS têm sofrido com nova modalidade de fraude


Fonte: Mix Vale - 18 de Fevereiro de 2021

Fique atento, aposentado ou pensionista do INSS. Receber dinheiro na conta sem saber a procedência, em um primeiro momento, pode parecer tentador. No entanto, não se deixe enganar. Operações fraudulentas envolvendo empréstimo consignado são cada vez mais constantes e são muitos os relatos de beneficiários que já foram vítimas desse crime.

O mecanismo do golpe é praticamente o mesmo em todas as situações. Os dados pessoais das vítimas são vazados para os criminosos, especialmente o CPF. A partir daí, eles conseguem contrair o empréstimo fraudulento sem deixar rastros, fica com o dinheiro e, em seguida, a pessoa lesada constata o crime ao acessar o seu estrato bancário e ver que as parcelas são abatidas diretamente em seu benefício.

Existe outra maneira de o criminoso executar a fralde de forma menos evidente. Neste caso, a vítima faz o empréstimo e, conforme previsto, começa a sofrer os descontos direto na conta. No entanto, de acordo com especialistas, o fraudador se utiliza de mecanismos para roubar as taxas da operação.
 
Saiba mais