Informe-se Clipping

Venda de carros manterá ritmo de alta em 2021

Para Fenabrave, expansão em 2021 seguirá retomada de 2020


Fonte: Valor Investe - 06 de Janeiro de 2021

2021 deve ser um ano de recuperação para o setor automotivo. Para o presidente da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave), Alarico Assumpção Júnior, as vendas de automóveis e comerciais leves devem crescer 15,8% neste ano, voltando à casa de 2 milhões de carros emplacados.
 
“No mercado total, com vendas de motos, implementos rodoviários, a perspectiva de alta é de 16,6%. Nossa estimativa só não é maior em função da nova alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em São Paulo para venda de usados. Isso vai afetar a comercialização de novos, pois, muitos negócios acontecem na base da troca”, disse o dirigente.
 
Segundo ele, a alíquota de ICMS em São Paulo passará de 12% para 14,5% a partir de primeiro de abril. Assumpção ressaltou que o Estado de São Paulo é o maior mercado e representa mais de 30% das vendas de carros no país.
 
“Mesmo que outro Estado absorva parte dos negócios, essa alta vai afetar bastante os emplacamentos”, ressaltou Assumpção, acrescentando que a expectativa para os licenciamentos de caminhões é de aumento de 21,7% neste ano.