Informe-se Notícias

Fintech Conta Zap passa a oferecer marketplace de microcrédito

A startup já fechou uma parceria com três instituições financeiras e o novo serviço estará disponível no fim de janeiro


Fonte: O Estado de S. Paulo - 04 de Janeiro de 2021

A fintech Conta Zap abriu o leque de produtos e acaba de entrar para o mercado de microcrédito. A startup já fechou uma parceria com três instituições financeiras e o novo serviço estará disponível no fim de janeiro. A expectativa da empresa é atingir um volume de R$ 100 milhões em operações de microcrédito em 2021, com um valor médio de R$ 500 por cliente.
 
Hoje, a startup permite que o cliente realize transações financeiras pelo WhatsApp. Com o novo produto, que deve funcionar como um marketplace, os bancos passam para a Conta Zap todo o processo de operação, arrecadação, distribuição e cobrança. Isto significa que as instituições só precisarão calcular o risco da operação e fornecer o empréstimo. As ofertas serão feitas no próprio WhatsApp.
               
O serviço também ajudará os bancos a resolver um antigo problema. O Banco Central determina que o mínimo de operações de microcrédito é de 2% do valor que as instituições financeiras recebem em depósitos à vista. A maioria dos bancos prefere pagar a multa ao BC do que cumprir a exigência, pois o custo da operação é alto.