Informe-se Blog

Quem tem um Empréstimo Consignado pode fazer um financiamento?

20 de Agosto de 2020

Para muitas pessoas, o crédito consignado é a solução mais viável na hora de solicitar um empréstimo para resolver uma emergência financeira.  No entanto, quando o cliente precisa fazer uma compra de valor alto, muitos consumidores têm dúvidas se é possível contrair um financiamento mesmo tendo feito um empréstimo consignado.
 
Cada linha de crédito possui características diferentes, incluindo taxa de juros, métodos de pagamento, análise de crédito, dentre outros requisitos. Enquanto o financiamento requer que o cliente pague o boleto todo mês, o empréstimo consignado é descontado automaticamente do benefício ou salário. Essa linha de crédito é voltada especificamente para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e pensionistas de órgãos federais, estaduais e municipais, militares e pensionistas das Forças Armadas.
 
Outra diferença fundamental é que o financiamento é destinado para um propósito específico, como a compra de um imóvel ou carro. Já o dinheiro adquirido no empréstimo consignado pode ser utilizado para qualquer finalidade.
 
E é possível, sim, conseguir um financiamento, mesmo tendo um crédito consignado em andamento. No entanto, será necessário comprovar renda para saber se as parcelas do financiamento cabem no orçamento do cliente. Portanto, mesmo que já tenha um crédito consignado em andamento, o consumidor deve sempre ficar atento a esses detalhes para não cair na inadimplência. Além disso, diferente das outras modalidades, no empréstimo com desconto em folha de pagamento, as instituições financeiras não precisam fazer a consulta no SPC ou Serasa.
 
Para quem quer financiar um imóvel, uma das opções mais viáveis é quitar parte do empréstimo consignado, para possibilitar a aprovação do financiamento com mais facilidade.