Informe-se Blog

Entenda como é feita a tabela de pagamento do INSS

20 de Agosto de 2020

O pagamento do benefício para Aposentados e Pensionistas do INSS segue sempre uma tabela com datas divulgadas previamente pela instituição. Essa medida é tomada para ajudar os beneficiários na hora de planejar sua vida financeira e também para evitar aglomerações nas agências bancárias facilitando o atendimento. O calendário com as datas dos pagamentos é anunciado pelo INSS sempre no meio ou no final do ano anterior e pode ser consultado clicando aqui.
 
Esse calendário de pagamento é válido para Aposentados e Pensionistas dos seguintes benefícios: aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio doença, auxílio acidente, salário maternidade (pago pelo INSS), salário família (pago pelo INSS), idosos com 65 anos ou mais e Pessoas Portadoras de Deficiência, enquadradas na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).
 
Para facilitar o pagamento do benefício, a programação é dividida em duas tabelas:
 
1 - Tabela de pagamento para benefícios até 1 salário mínimo
2 - Tabela de pagamento para benefícios acima de 1 salário mínimo
 
Os beneficiários que recebem até um salário mínimo devem seguir as datas da primeira tabela, com pagamento nos cinco últimos dias úteis do mês. Essa tabela segue a base do salário mínimo vigente no ano, portanto, mesmo que haja um reajuste no valor, o beneficiário continuará fazendo parte desse grupo. Já para quem recebe benefício acima de um salário mínimo, o pagamento é feito nos primeiros cinco dias úteis do mês seguinte de acordo com as datas da segunda tabela.
 

Mas como saber qual o dia exato do pagamento?

Para que o indivíduo saiba exatamente qual será o dia em que o seu dinheiro estará disponível na rede bancária basta consultar o número do seu benefício gravado no cartão. Cada cartão possui uma numeração composta por 10 dígitos, sendo o penúltimo número o que indica o dia do pagamento na tabela. Portanto, se o cartão possui a numeração 123.456.789 - 1, o beneficiário deve procurar na tabela qual o dia do pagamento de cada mês para quem possui o número 9 (penúltimo número do cartão).
 
Após a liberação do pagamento de acordo com a data especificada na tabela, o beneficiário tem até dois meses (60 dias) para retirar o valor na sua rede bancária. Caso ultrapasse esse prazo o valor será bloqueado e só poderá ser liberado novamente se o beneficiário comparecer a uma unidade de atendimento INSS para solicitar o desbloqueio.