Informe-se Blog

Como contratar crédito consignado?

Saiba como fazer o empréstimo com um correspondente bancário

20 de Agosto de 2020

O crédito consignado é uma das opções de empréstimo mais procuradas, por apresentar as taxas de juros mais baixas do mercado e maiores prazos para pagamento. Nessa linha de empréstimo, o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento ou do benefício. 
 
O crédito consignado é voltado para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos, militares, funcionários de empresas conveniadas às instituições financeiras e trabalhadores com registro em carteira e FGTS ativo. Na hora de solicitar o crédito, é necessário avaliar quais as ofertas mais vantajosas que cabem dentro do orçamento. No entanto, a dúvida que muitos consumidores possuem é: onde posso contratar um empréstimo consignado? Veja a resposta a seguir.
 

Quem pode oferecer crédito consignado?

O crédito consignado pode ser oferecido tanto pelos bancos, como por promotoras de crédito e correspondentes bancários, que são empresas contratadas por instituições financeiras e autorizadas pelo Banco Central para a prestação de serviços de atendimento aos clientes e usuários dessas instituições.
 
Para realizar este tipo de serviço, os agentes de crédito (profissionais que trabalham com intermediação de crédito) precisam ter a Certificação Profissional, que é exigida pela resolução nº 3954. A Aneps é a principal certificados do país.
 

Como contratar um empréstimo consignado?

Para contratar o empréstimo consignado, existem alguns pré-requisitos essenciais. O primeiro é que a instituição financeira precisa ter convênio com a empresa responsável pelo pagamento. O segundo critério é que o valor das parcelas do empréstimo não pode ultrapassar 35% da renda, sendo que 30% deve ser comprometido com o contrato do empréstimo pessoal dessa modalidade e 5% é destinado ao cartão de crédito consignado. Esse limite é chamado de margem consignável.
 
Para quem quiser adquirir, basta ter em mãos um documento de identificação com foto (RG ou CNH), CPF, comprovante de residência, contracheque do salário ou extrato do INSS. Após a aprovação do crédito pela instituição financeira e pela empresa pagadora do salário ou benefício, basta utilizar os recursos disponíveis. Os prazos para pagamento variam de acordo com o perfil do cliente. Para aposentados e pensionista, o empréstimo pode ser parcelado em até 84 mese, já para servidores públicos é de 96 meses.