Informe-se Blog

Empréstimo pessoal

Saiba como funciona e como contratar esse tipo de crédito

18 de Agosto de 2020

Quando se trata de empréstimo para aposentados ou pensionistas do INSS, o mais comum é o crédito consignado, modalidade em que a quantia é descontada diretamente do benefício. No entanto, há outras alternativa para quem quer organizar melhor as finanças.
 
O empréstimo pessoal comum é ofertado para qualquer cliente que tenha vínculo com uma instituição financeira, por meio de cartão de crédito ou cheque especial. A principal vantagem da modalidade é que o dinheiro costuma ser liberado rapidamente. Para solicitar o empréstimo pessoal, o cliente deve provar que há condições de quitar a dívida e não pode ter nome sujo na praça. Isso porque, antes de o banco fechar o contrato de empréstimo, o consumidor passa por uma análise de crédito. 
 
Os juros dessa modalidade costumam ser de 5% a 9% ao mês. Porém, cada instituição financeira tem uma política de concessão de crédito e a porcentagem pode alterar de um banco para outro. Por isso, antes de tomar o empréstimo, vale a pena conferir o Custo Efetivo Total (CET) - que agrega os encargos e despesas. Na prática, a instituição financeira cobrará um valor mensal com juros sobre a quantia solicitada.