Informe-se Notícias

Aneps pede suspensão da IN 100

22 de Abril de 2020

A Aneps solicita ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a suspensão da Instrução Normativa (IN) 100/2018, que proíbe a oferta de crédito a aposentados e pensionistas durante os primeiros 180 dias após a concessão do benefício. O pedido de suspensão das regras foi enviado ao presidente da entidade, Leonardo José Rolim Guimarães, por meio de ofício enviado nesta terça-feira, dia 2 de abril.

 

A medida emergencial tem caráter social, tendo em vista que o país passa por crise sanitária e econômica sem precedentes em razão da pandemia do Covid-19 e o empréstimo consignado é a melhor e mais barata modalidade de empréstimo pessoal disponibilizada no mercado, traduzindo-se neste momento em importantíssima e salutar alternativa para satisfazer as necessidades de urgência dos idosos, o que mais vem sendo afetado pelas medidas preventivas de isolamento social.

 

Para a Aneps, é evidente que a suspensão das restrições de ofertas de créditos a aposentados e pensionistas possibilitará aos recém-aposentados socorrem-se ao empréstimo consignado para satisfazer eventuais necessidades de urgência, mitigando-se, assim, os efeitos negativos causados pela pandemia.

 

Para acessar o ofício na íntegra, clique no link abaixo.