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Imprensa
Reportagem do Fantástico chama a atenção para o abuso na venda de empréstimos a aposentados

Na noite de ontem (17) foi ao ar no programa Fantástico, da Rede Globo, uma reportagem sobre assédio abusivo de oferta de empréstimo consignado e operações de crédito pessoal, além de fraudes na obtenção do crédito. O cenário caótico apresentado na televisão não reflete, de fato, a realidade do mercado, mas serve de alerta não só para a sociedade, como também para os correspondentes que podem – e devem – valorizar sua certificação profissional, não compartilhando sua licença de trabalho, pois este é o único meio de rastrear a origem da operação e inibir práticas fraudulentas.
 
A Aneps repudia todo e qualquer comportamento que fira a ética na hora da oferta de serviços bancários e procurou a reportagem da TV Globo. Em nota, esclarecemos que a entidade zela das boas práticas bancárias e também da segurança do consumidor.
 
A associação faz constantes campanhas alertando sobre os cuidados que o cidadão deve ter na hora de obter empréstimos. Verificar se a pessoa que oferece o crédito é certificada, como exige o Banco Central, e não fazer pagamento de taxas para ter direito ao empréstimo consignado, são alguns deles. Além disso, a Aneps mantém um canal de atendimento para denúncias de correspondentes que atuem sem a certificação ou que tenham posturas não-recomendáveis: www.certificacaoaneps.com.br/site/denuncias.
 
A atividade de correspondente é uma prática que deve ser valorizada e reconhecida não só pelos bancos e órgãos reguladores, mas principalmente pelos profissionais que atuam em empresas promotoras de crédito e correspondentes no país. A certificação é exigida pelo Banco Central e a fiscalização deveria ser feita pelos bancos, mas também pode ser feita pelo próprio profissional. Então, se não houver compartilhamento de certificado, por exemplo, o profissional estará contribuindo para eliminar as práticas abusivas, reduzir as fraudes, eliminar maus profissionais e valorizar o segmento.
 
No programa, recém-aposentados contaram o excesso de ligações e abordagens que recebem de promotores de crédito, que chegam até mesmo a falar que trabalham para o INSS. A Aneps entende que o vazamento de dados é um problema a ser tratado pelo INSS e pelos bancos. Portanto não está apta a falar sobre a origem dessas informações, nossa recomendação é que não se utilizem dados de fonte duvidosa.
 
A reportagem foi dura com bancos e correspondentes, portanto péssima para imagem junto ao consumidor. A Aneps vem alertando sobre esse tema há muito tempo, inclusive, recomendamos que vejam a edição da revista Corresponde nº 40, publicada em junho de 2018. Clique aqui e acesse.
 
Assista a reportagem do Fantástico na íntegra:
 
 
 

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