Notícias Notícias

Intenção do consumo sobe acima dos 90 pontos

O cenário favorável de retomada da economia atinge maior nível em 9 anos

22 de Janeiro de 2019

O cenário favorável de retomada da economia atrelada à inflação controlada, juros mais baixos e sinais de melhora no emprego contribuiu para que a  Intenção  de Consumo das Famílias (ICF) atingisse o maior nível em nove anos. O índice subiu 5,1% em janeiro na comparação com o mês anterior, para 95,9 pontos. Os dados são do indicador da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
 
Para Antônio Everton, economista da entidade, um dos fatores que são primordiais para a continuidade na elevação do setor é a perspectiva no comércio, principalmente no varejo, em que a CNC revisou  para cima a projeção de alta para 2019, no volume de vendas.
 
No estudo, os itens utilizados para a pesquisa mostraram aumento considerável em relação a janeiro do ano passado. No emprego atual, a alta observada foi de 7,4%, já a perspectiva profissional teve 12,7% de aumento no mesmo período, seguido pela renda atual (14%); compra a prazo (13,8%); nível de consumo atual (24,6%); e a perspectiva de consumo (20,5%).
 
“Creio que os meses de novembro e de dezembro mostraram um otimismo muito grande quanto ao futuro e uma vontade grande dos consumidores em voltar a comprar nos próximos meses”, disse Everton.  Ele acrescenta que a reativação do mercado de trabalho foi a condição principal para a retomada no consumo, já que o consumidor percebe maior andamento na abertura de vagas de emprego e eleva a perspectiva de compra para os  próximos meses.
 
Leia na íntegra https://www.valor.com.br/brasil/6069727/intencao-de-consumo-tem-maior-nivel-em-9-anos