Notícias Notícias

PagSeguro agora é financeira

Empresa vai oferecer crédito a microempreendedores e autônomos

22 de Janeiro de 2019

A credenciadora de cartões PagSeguro poderá oferecer crédito a seus clientes, em geral, microempreendedores e profissionais autônomos, por meio do Banco Brasileiro de Negócios (BBN), que antes era controlado pelo Grupo Rendimento. Como o BBN não atuava de forma ativa, embora tenha autorização para operar como banco múltiplo, o movimento se torna uma novidade no território dos bancos, considerando que o PagSeguro só podia fazer para os usuários de suas maquininhas a antecipação do fluxo de recebíveis de cartões de crédito.
 
Através deste negócio, a credenciadora poderá oferecer aos clientes uma conta corrente do banco com serviços como cheque especial, modalidades de financiamento, e mais à frente, até seguros. No entanto, à medida que a clientela é, em grande parte, formada por um público não bancarizado, o resultado principal não é competir diretamente com os grandes bancos, mas integrar ao sistema financeiro um grupo que está à margem dele.
 
Em linhas gerais, o PagSeguro inovou o mercado para os microempreendedores individuais, que eram pouco atendidos pelas companhias tradicionais. O modelo de venda parceladas das maquininhas foi tão bem-sucedido que as grandes empresas do setor tiveram de fazer ofertas parecidas para conter a perda de participação de mercado imposta pela empresa.  Segundo um interlocutor próximo ao banco, a vantagem é que a  PagSeguro já tem um bom histórico de seus clientes, e informações vitais para atuar no crédito.
 
Por outro lado, como instituição financeira, a credenciadora passa a estar sujeita a uma regulamentação mais acentuada do Banco Central (BC), o que implicará em custos mais altos para o grupo em algumas áreas.
 
Para saber mais acesse https://www.valor.com.br/financas/6072283/pagseguro-quer-entrar-na-disputa-pelo-credito