Notícias Notícias

Securitização da Caixa poderá ampliar ofertas de operações de crédito

Medida pode baratear as taxas de financiamento imobiliário oferecidos pelo mercado

09 de Janeiro de 2019

A securitização de crédito anunciado esta semana pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, deve evitar uma redução drástica de participação do banco estatal no mercado de crédito. Apesar das taxas de juros aumentarem no programa Minha Casa Minha Vida, ao vender carteiras de crédito, a instituição poderá gerar novas operações a taxas de mercado, ampliando a oferta de recursos.
 
Para o presidente da Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), Jo?e Carlos Martins, a securitização de carteiras pode baratear o custo do crédito imobiliário oferecido a taxas de mercado. Segundo Martins, a decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) de permitir que os financiamentos no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) sejam corrigidos por outros índices ao invés da TR, facilita a ampliação do mercado de securitização tanto para a Caixa como para os bancos privados. 
 
Martins disse que não espera mudanças nas taxas do Minha Casa Minha Vida, mesmo para a Classe Média, em que os juros já são próximos dos parâmetros de mercado. O presidente do banco estatal, no entanto, salientou que as taxas para o programa não serão elevadas.
 
Nas cerimônias de posse e transmissão de cargos dos novos presidentes dos bancos públicos, na segunda-feira, enfatizou-se a determinação de desestatizar o crédito, proposta do atual ministro da Economia, Paulo Guedes. Uma das possibilidades desse processo acontecer é através de algumas mudanças nas regras das modalidades de crédito direcionado, que dependem de decisões do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional, por exemplo.
 
Uma das linhas que pode sofrer alteração é a destinada ao setor imobiliário, que no caso do Minha Casa Minha Vida, a securitização compensaria pelo menos em parte a limitação da oferta de dinheiro do programa.
 
Leia na íntegra https://www.valor.com.br/financas/6055917/com-securitizacao-caixa-pode-ampliar-oferta-de-credito