Notícias Notícias

Brasil tem 3 milhões de idosos inadimplentes, aponta Serasa Experian

Inadimplência entre os idosos é a que mais cresce no país.


Fonte: ANEPS - 03 de Outubro de 2018

De acordo com o  último levantamento feito pelo Serasa Experian, a inadimplência entre os idosos é a que mais cresce no país. Pelo menos 3 milhões de pessoas com mais de 61 anos não conseguiram pagar contas básicas, como água, luz e telefone, até a data do vencimento.
 
As facilidades encontradas com o crédito consignado é um dos principais fatores responsáveis apontados no estudo. Ocorre que, como esse tipo de empréstimo é descontado diretamente sobre a folha de pagamento, e a maioria tem o rendimento comprometido para poder quitá-lo, o orçamento mensal fica  reduzido. Consequentemente, quase não sobra dinheiro para as contas fixas.
 
Segundo o representante do Sindicato dos Economistas de São Paulo e professor da USP, Gilson Garófalo, a facilidade para se obter um empréstimo atrás do outro, reforça o ciclo do endividamento. Garófalo acredita que,  há uma oferta de crédito muito grande para os aposentados, que muitas vezes optam pelo consignado para ajudar familiares desempregados ou com o nome sujo.
 
Para sair deste ciclo, a recomendação dos especialistas é evitar novos empréstimos e cortar despesas.