Clipping
Santander aumenta projeção para Ibovespa em 2021 e tem quatro ações preferidas
O banco Santander aumentou sua expectativa para o Ibovespa, indicador de referência da bolsa brasileira, de 135 mil pontos para 145 mil pontos no final de 2021. Conforme a instituição financeira, o índice oferece potencial de retorno de 15%.
Em relatório enviado a clientes, o banco reiterou sua visão positiva sobre o mercado de ações brasileiro, com base na projeção de melhora da atividade doméstica em meio ao progresso da vacinação e à reabertura da economia.
O Santander revisou sua estimativa de Produto Interno Bruto (PIB) deste ano no começo de julho, de 3,6% para 5,1%, após um sólido crescimento do PIB no 1° trimestre de 2021 e uma recuperação mais rápida da mobilidade.
"Em nossa visão, as perspectivas para o 2° semestre de 2021 melhoraram devido ao aumento das expectativas em relação ao ritmo de reabertura da economia e ao suporte da alta nos preços das commodities", afirma a instituição financeira.
O banco ainda estima crescimento do lucro por ação impulsionado pelas companhias dependentes do ciclo global, que atuam em setores como distribuição de combustíveis, transporte, varejo e bancos. "Empresas cíclicas apresentam assimetrias positivas e atrativas quando comparadas com os múltiplos históricos e são beneficiárias naturais do aumento da mobilidade, graças à vacinação contra covid-19", diz o Santander.
Os principais riscos para a perspectiva da instituição financeira incluem a interrupção da campanha de vacinação ou novas cepas de coronavírus, diminuindo a eficácia das vacinas. Além disso, o banco também se preocupa com o atraso na aprovação de reformas fiscais, a alta correlação dos preços das commodities para mercados emergentes e a depreciação do câmbio .
Ações preferidas
Entre as ações, o Santander possui quatro principais recomendações: BR Distribuidora, Bradesco, Totvs e Vale.
BR Distribuidora
A instituição financeira acredita que os esforços atuais da administração para definir uma estratégia de crescimento de longo prazo resultarão em rentabilidade contínua e ganhos de eficiência para os negócios existentes da companhia. Além disso, acha que a empresa conseguirá complementar sua carteira com novos caminhos de crescimento lucrativo, alinhados com as tendências de transição energética em curso.
Bradesco
O banco afirma ter convicção de que o Bradesco tem o melhor potencial de execução de encargos de vendas, será o maior pagador de dividendos em 2021 entre os grandes bancos e possui provisões excedentes potencialmente elevadas.
Totvs
O Santander avalia que a empresa tem criado valor de serviços financeiros B2B (que fazem negócios com outras companhias) e maximizado as vendas. Também vê perspectiva de margem sólida e de fusões e aquisições com histórico comprovado de disciplina de capital.
Vale
A instituição financeira tem expectativa de preços de minério de ferro mais fortes por mais tempo e acredita que isso compensa as incertezas relacionadas à produção de minério pela empresa. Além disso, avalia que a Vale fez um bom trabalho no âmbito de melhorias da pauta ESG (sigla em inglês para práticas de governança, sociais e ambientais), o que pode levar a uma reclassificação nesse segmento no longo prazo.