Clipping
Saiba desbloquear o benefício do INSS após o atraso na prova de vida
O INSS voltou a exigir a prova de vida anual de aposentados e pensionistas e, para isso, organizou um calendário para que o procedimento seja realizado nas agências bancárias sem aglomerações, diminuindo assim a chance de propagação da Covid-19.
Perder o novo prazo, porém, não deve ser motivo de desespero. Mesmo que o benefício seja suspenso, a liberação dos valores retidos ocorrerá assim que o beneficiário realizar a fé de vida no banco.
O cancelamento do benefício por falta da renovação da senha ocorrerá somente seis meses após o fim do prazo.
Ainda que a aposentadoria ou a pensão seja cessada, essa não será uma situação definitiva, pois é possível pedir a reativação dos pagamentos.
Para reativar o benefício encerrado por falta de fé de vida, é necessário fazer a solicitação pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
No processo realizado pela internet, é necessário apresentar cópias de documentos pessoais, como CPF e RG, além do comprovante de residência.
O segurado que tiver dificuldade para fazer a solicitação pelo Meu INSS poderá utilizar o telefone 135 para agendar atendimento.
O instituto pede à população que, durante a pandemia de Covid-19, não compareça às agências sem marcar hora para o atendimento.
Parte dos beneficiários também está autorizada a fazer a prova de vida por meio de aplicativo para celular. Mas esse procedimento é válido apenas para beneficiários com biometria facial cadastrada nos bancos de dados do governo, como aqueles que possuem a nova Carteira Nacional de Habilitação digital.
O INSS tem alertado que não faz prova de vida por aplicativo de mensagens como o WhatsApp.
Beneficiários não devem enviar fotos do rosto ou de seus documentos a pessoas que fazem contato por WhatsApp ou outros aplicativos de mensagens e se dizem funcionários do INSS.
Há o risco de que essas pessoas sejam criminosos em busca de obter dados para a aplicação de golpes.
BENEFÍCIO DO INSS | COMO REATIVAR
Os segurados que deixaram de fazer a prova de vida a partir de março de 2020 têm novos prazos para para realizar o procedimento.
E quem perder o prazo?
Quem não faz a prova de vida tem os pagamentos suspensos, mas não perde o benefício.
Para desbloquear os depósitos, basta ir ao banco e realizar o procedimento.
No banco
- Verifique os horários de atendimento, já que muitas agências funcionam em horários diferenciados devido à pandemia de Covid-19
- Algumas agências estão abrindo uma hora mais cedo (normalmente às 8h ou às 9h) para o atendimento exclusivo a idosos e pessoas com deficiência.
- Para a prova de vida, leve documento oficial com foto, como o RG ou a CNH, e o cartão bancário da conta do benefício
- A recomendação é para a realização da prova de vida na agência onde foi aberta a conta em que o benefício é depositado
- Não há impedimento, porém, para que o cidadão procure outra agência da mesma rede bancária
Benefício canelado
- Após o fim do prazo, quem não fizer a comprovação em até seis meses terá o benefício cancelado
- Para reativar o pagamento, o segurado terá de fazer a solicitação pelo aplicativo Meu INSS
- Será necessário informar números de documentos pessoais, como CPF e RG, além do comprovante de residência
- Após preencher o requerimento online, o beneficiário deverá comparecer ao banco para concluir a realização da prova de vida
- O segurado que tiver dificuldade para fazer a solicitação pela internet poderá utilizar o telefone 135 para agendar atendimento
Contato e informações
- O telefone de informações 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
- A página do INSS na internet está no endereço gov.br/inss
- O Meu INSS está disponível por aplicativo ou no site gov.br/meuinss
Só vá ao posto com agendamento
- O INSS pede aos segurados que não procurem as agências sem agendar um horário pelo 135 ou pelo Meu INSS
- Por medida de segurança sanitária, devido à pandemia de Covid-19, o atendimento nos postos funciona com restrições
SEM SAIR DE CASA
Existem duas possibilidades de fazer a prova de vida do INSS sem sair de casa, mas essa ainda é uma possibilidade para poucos. Confira:
Biometria facial
- Alguns beneficiários foram selecionados para fazer a prova de vida por biometria facial com a utilização do aplicativo Meu Gov.br
- Esses segurados são informados pelo Meu INSS ou por mensagem no celular enviada exclusivamente pelo número 280-41
- Só quem tem CNH digital ou biometria cadastrada em algum sistema do governo federal pode fazer a prova de vida pelo aplicativo
Idosos
- O beneficiário acima de 80 anos ou os com 60 anos e dificuldade de locomoção pode buscar ainda atendimento pela Central 135 e agendar a visita de um servidor do INSS
- É preciso comprovar essa condição de saúde por documento médico
Fontes: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e Febraban (Federação Brasileira de Bancos)