Clipping
Ibovespa bate novo recorde e supera marca de 130 mil pontos
Fonte: Valor Econômico
Depois de começar o dia em ritmo mais lento, o Ibovespa ganhou força durante a tarde e atingiu a marca inédita de 130 mil pontos. Com ajuda de pesos pesados na bolsa, como Petrobras e bancos, foi o sétimo avanço consecutivo do índice e o quinto recorde de fechamento.
Após ajustes, o índice terminou em alta de 0,40%, aos 130.126 pontos, não muito distante do pico registrado na sessão, de 130.137 pontos. O giro financeiro ficou em R$ 25,230 bilhões.
O movimento se apoiou no ambiente externo favorável a ativos de risco e uma visão mais positiva sobre a economia brasileira, que tem ditado o rumo do mercado principalmente após a surpresa com o PIB do primeiro trimestre. Na semana, o índice teve alta de 3,64% e agora sobe 9,33% no ano.
Ao longo da tarde, a bolsa brasileira passou a ganhar força enquanto papéis importantes também foram influenciados pelo bom humor lá fora. Dessa forma, o índice conseguiu deixar para trás a correção que pesou mais cedo no mercado, quando a bolsa se ajustou à queda global na véspera.
Petrobras ON subiu 1,22% e Petrobras PN ganhou 1,57% com nova rodada de ganhos do petróleo, enquanto PetroRio ON fechou em alta de 1,08%. Já o setor bancário viu ganhos de 2,09% no Itaú PN, e de 0,54% no Bradesco ON enquanto Bradesco PN caiu 0,11%.
Durante a manhã, no principal evento econômico do dia, o relatório de empregos dos Estados Unidos mostrou geração de 559 mil vagas, novamente abaixo do consenso, que era de 671 mil vagas. Ainda assim, a diferença não foi tão grande quanto em abril.
Por um lado, esse resultado ameniza a preocupação com um superaquecimento da economia americana e ajuda os ativos de riscos. Por outro, o risco de pressão inflacionária, que poderia levar a uma redução do estímulo monetário mais cedo que o esperado pelo Federal Reserve, segue no radar.
Domesticamente, o mercado também tem comemorado uma visão mais otimista com o crescimento do PIB esperado para 2021. E isso contribui para ações mais sensíveis à reabertura da atividade. BR Malls ON subiu 4,35%; Multiplan ON ganhou 4,80% e Iguatemi teve alta de 5,02%.
Por outro lado, os papéis da Vale e das siderúrgicas caíram hoje, após recuo no preço do minério de ferro na China. Vale ON teve queda de 1,66%, enquanto CSN ON perdeu 2,08%; Gerdau PN teve baixa de 2,79% e Usiminas PNA recuou 2,76%.