Clipping
Comissão Europeia multa bancos por prática de cartelização
A Comissão Europeia disse esta quinta-feira (02) que multou o Barclays, o UBS, o HSBC, o Royal Bank of Scotland e o Credit Suisse num total de 344 milhões de euros (US$ 389,6 milhões) por participarem de um cartel de câmbio à vista.
“A investigação da Comissão revelou que alguns traders responsáveis pela negociação forex spot [transação de câmbio à vista] de moedas do G10, agindo em nome dos bancos multados, trocaram informações confidenciais e planos de negociação e, ocasionalmente, coordenaram estratégias de negociação", disse a entidade.
UBS, Barclays, RBS e HSBC, que decidiram resolver o caso, enfrentam uma multa total de 261 milhões de euros. O Credit Suisse foi multado em 83 milhões de euros, de acordo com a União Europeia.
"As atividades de negociação à vista de câmbio estrangeiro são um dos maiores mercados financeiros do mundo", disse a comissária europeia da pasta de concorrência, Margrethe Vestager. "O comportamento de conluio dos cinco bancos minou a integridade do setor financeiro às custas da economia e dos consumidores europeus."