Área exclusiva de acesso do associado ANEPS. Para acessar a área restrita da CERTIFICAÇÃO, CLIQUE AQUI

Clipping
Banco Mercantil e Empresta miram os ‘cinquentões’

Fonte: Valor Econômico - 13/07/2021 às 10h07

Depois de reformular o foco para atender pessoas físicas com mais de 50 anos de idade, o Banco Mercantil do Brasil, um dos mais antigos do país, agora dá um novo passo nessa direção. A instituição firmou ontem um acordo com a Empresta, plataforma omnichannel (com canais físicos e on-line de vendas) para a originação de empréstimos a esse público-alvo.
 
Para o Mercantil, a proposta é contar com a plataforma como uma interface para ampliar sua atuação os negócios de bank-as-a-service (BaaS) e ampliar a base de clientes. A instituição tem 3 milhões de usuários ativos, dos quais 75% com mais de 50 anos.
 
A plataforma terá como público-alvo os mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para concessão de empréstimo consignado ou pessoal, além de outros serviços bancários. O Mercantil, fundado em 1943, venceu o certame para pagamento de benefícios previdenciários pela primeira vez em 2010 e arrematou novos lotes no ano passado.
 
A Empresta, com sede em Belo Horizonte (MG), tem um modelo que abrange lojas físicas, e-commerce, aplicativo, site e televendas. A empresa afirma ter mais de 1 milhão de clientes (400 mil ativos), com foco no crédito consignado, e mais de 2 milhões de contratos fechados.
 
Gustavo Araújo, presidente do Mercantil, afirma que a parceria vai ajudar a instituição a melhorar a concessão de crédito com taxas competitivas. Segundo ele, a primeira oportunidade do acordo se dá no crédito pessoal.
 
“Observamos uma inserção desse público na pirâmide etária. Serão mais de 70 milhões até 2030 e quase ninguém está vendo isso. Com a longevidade do brasileiro, sabemos que os 50+ são cada vez mais responsáveis pelo sustento da família. O Mercantil estuda e vem acelerando os investimentos inclusive nos colaboradores para atendimento a esse público”, disse Araújo.
 
A transição para esse segmento começou há cerca de dois anos e vem sendo reforçada. O banco criou um marketplace, que tem acordos com empresas como Drogarias Pacheco e a rede de laboratórios Hermes Pardini.
 
O executivo acrescentou que os resultados estão sendo colhidos tanto na satisfação dos clientes - segundo ele, o banco atingiu o patamar de 92% no indicador NPS - quando nos resultados. No último balanço divulgado, referente ao primeiro trimestre, a instituição registrou lucro líquido de R$ 51,241 milhões, aumento de 9,2% na comparação com o mesmo período de 2020. A carteira de crédito do Mercantil atingiu R$ 6,857 bilhões, com alta de 34,1% no mesmo intervalo.
 
Alexandre Caixeta, presidente da Empresta, afirmou que um dos objetivos da empresa é chegar a 300 lojas nos próximos três anos. Hoje, são cem unidades físicas. A expectativa é gerar uma carteira de crédito no montante de R$ 1 bilhão em cinco anos.
 
Os executivos veem na oferta de um ecossistema de produtos e serviços financeiros direcionados, de forma específica, ao público de mais de 50 anos como o grande trunfo da parceria.
 
“Imediatamente, o Banco Mercantil começará a expandir para clientes aos quais não tinha acesso com o crédito oferecido por meio da plataforma. E a Empresta pluga nos serviços bancários com uma estrutura voltada a esse público”, afirmou Bruno Garboci, vice-presidente de novos negócios e relações com investidores da Empresta.

Compartilhar no

WhatsApp Facebook Twitter

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Este site usa cookies para fornecer a melhor experiência de navegação para você. Para saber mais, basta visitar nossa Política de Privacidade.
Aceitar cookies Rejeitar cookies