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Imprensa
Reclamações contra bancos recuam em junho, diz BC

O Banco Central (BC) registrou 3.226 reclamações contra bancos e financeiras no mês de junho, queda de 8,87% em comparação com as 3.540 queixas vistas ao longo do mês de maio.

Esse volume de reclamações considera apenas aquelas tidas como procedentes, que infringem normas do BC ou do Conselho Monetário Nacional (CMN). Colocando na conta reclamações reguladas que não ferem normas e as reclamações não reguladas que ferem, por exemplo, normas fora da alçada do BC, o total de queixas sobe a 20.592 no mês passado, contra 19.250 em maio. Uma reclamação pode infringir mais de duas normas ao mesmo tempo.

No ranking de reclamações de instituições com mais de 2 milhões de clientes, o HSBC tomou a liderança que estava com o Bradesco por dois meses seguidos ao apontar índice de 10,84, resultado de 111 reclamações procedentes para 10,230 milhões de correntistas. A Caixa Econômica Federal (CEF) permanece em segundo lugar. O índice foi de 9,74 e capta 743 queixas para 76,228 milhões de clientes. O Bradesco aparece na terceira posição, com índice de 8,76, que reflete 666 reclamações para 75,963 milhões de clientes. O Santander se manteve na quarta colocação, com índice de 6,93. O banco registrou 225 queixas em um universo de 32,452 milhões clientes. O Banrisul encerra o “top 5”, ao apresentar índice de 6,43, resultado de 25 reclamações para seus 3,883 milhões de clientes.

Para construir o ranking, o BC divide os bancos entre aqueles com mais de 2 milhões de clientes e aqueles com menos de 2 milhões. São considerados clientes aqueles com depósitos (contas correntes e poupanças) cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), com operações de crédito e outros tipos de depósitos não cobertos pelo FGC.

Para chegar ao índice que define a posição no ranking de reclamações, o BC computa o número de reclamações procedentes, divide pelo número de clientes da instituição financeira e multiplica por 1 milhão.

Entre os bancos e financeiras com menos de dois milhões de clientes, o Bonsucesso lidera com índice de 490,93, que capta as 35 reclamações para 71.293 clientes. Na sequência aparecem BNP Paribas, Société Générale, Daycoval e J.Malucelli.

No ranking geral de reclamações, as queixas envolvendo “irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços” tiveram 617 ocorrências. A Caixa lidera com 319 casos, seguida pelo Bradesco (99). As notificações envolvendo restrição à portabilidade de operações de crédito consignado marcaram 404 ocorrências. O BNP Paribas lidera com 241 casos, seguido pelo Bradesco com 31. Débito em conta não autorizado tem 270 queixas, sendo o Bradesco líder com 80 indicações, seguido pelo Banco do Brasil com 69.




     


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