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Imprensa
Comunicado aos associados Ref. PROCESSO DE CERTIFICACÃO

Comunicado aos associados

Ref.: Processo de Certificação

 A ANEPS tomou conhecimento do envio de comunicado de algumas instituições financeiras à sua rede de correspondentes, informando sobre um novo formato de certificação, que visa o cumprimento da Resolução nº 3.954/2011.

 Ocorre que este novo modelo caracteriza a banalização do processo de certificação, cujo conteúdo a ser abordado enfatiza, em poucas questões, apenas melhorias no atendimento e está aquém do que é exigido pela legislação do Banco Central. E para agravar ainda mais a situação, outorga a supervisão da prova a um funcionário ligado à instituição financeira, procedimento frontalmente contra ao determinado na resolução e colocando em xeque a lisura do processo. Além de corroer a imagem do segmento já sacrificada nos últimos anos.

TEMOS QUE ZELAR PELA NOSSA IMAGEM COM COERÊNCIA!

A ANEPS entende ser antiética a outorga de poderes para que a própria instituição creditícia atue como profissional responsável pela elaboração, treinamento e auferição da capacitação de seus subordinados, o que configura nitidamente conflito de interesse e uma forma particular de burlar a legislação considerada benéfica para toda a cadeia de negócio do crédito.

Diante disso, a ANEPS tomou providências para que o processo de certificação seja feito dentro das normativas propostas pela Resolução nº 3.954. Para isso, foi enviado um documento ao Banco Central com cópia ao Ministério Público em que denuncia as distorções no processo de certificação apenas para cumprimento do prazo para todos os promotores estejam certificados, que é 24 de fevereiro de 2014, e não para a moralização do setor.

Vantagens da Certificação ANEPS

O Programa de Certificação da ANEPS traz várias vantagens aos interessados, pois contempla os aspectos técnicos das operações, a regulamentação aplicável, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), ética e ouvidoria, atendendo as normativas do Banco Central do Brasil e estabelecendo padrões de governança a serem cumpridos, com o objetivo de continuar elevando os padrões de qualidade, ética e transparência no atendimento ao consumidor.

Além disso, nossa certificação é realizada pelo Instituto Totum – de reconhecida capacidade técnica, conforme exige a resolução do Bacen –, mantendo toda a lisura necessária ao processo de certificação, e criou uma Ouvidoria para receber denúncias, reclamações e sugestões para o aprimoramento deste segmento econômico tão importante para o desenvolvimento do País. É importante ressaltar ainda que a certificação da ANEPS tem validade de cinco anos, contados a partir da concessão do certificado, sendo renovado mediante novo exame.

Sabemos que os correspondentes têm sido vítimas de denúncias, denegrindo sua imagem perante a população. Por isso, entendemos que este é o momento para moralizarmos o setor, por meio da capacitação e certificação dos profissionais que atuam nas promotoras de crédito e correspondentes.

Associado, valorize o trabalho desenvolvido pela ANEPS. Nosso objetivo é que o setor possa atuar dentro dos padrões de qualidade, ética e transparência no atendimento ao consumidor.

 

 

 

 

 

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