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Imprensa
NOTICIA SOBRE FRAUDE NO CONSIGNADO

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A TRIBUNA    

GOIANIA, 14 a 20 de outubro de 2012

Os servidores públicos ativos e inativos e os aposentados e pensionistas do INSS representam mais de 85% dos tomadores de crédito consignado no país, de acordo dados do Ibope. Maioria entre os usuários desse tipo de empréstimo, os idosos são também as vítimas preferenciais dos fraudadores. Por isso, é preciso tomar cuidado na hora de contratar o serviço, mesmo com facilidades atrativas, como as taxas de juros menores e o desconto direto do benefício em folha.
De acordo com a diretora da regional Goiás da Asso­ciação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Co­r­respondentes do País (Aneps-GO), Karla Dantas, a quantidade de fraudes e queixas em relação ao consignado tem crescido. Segundo levantamento da Previdência Social, 15 mil reclamações foram registradas em todo o Brasil ao longo do último ano.
O INSS também registou aumento de quase 20% nas fraudes relacionadas a essa modalidade de crédito. Em 2010, foram 2.773 ocorrências, já em 2011 o número subiu para 3.320. Em Goiás, de acordo com o Procon estadual, mais de 2,3 mil pessoas procuraram o órgão em 2012 para relatar problemas com o consignado.
Apesar de cada vez mais frequente, a fraude, em geral, é realizada por meio da mesma estratégia: o uso e a falsificação de documentos pessoais das vítimas. De acordo com Karla Dantas, os golpes são facilitados “pela inocência de aposentados que confiam seus dados a terceiros, incluindo parentes.”
Segundo a diretora da regional da Aneps, os criminosos costumam se passar por funcionários de bancos ou financeiras e simulam a realização de recadastramentos. “O objetivo é conseguir o documento, fazer a cópia e retirar o crédito por meio do benefício do aposentado”, explica. O idoso, muitas vezes, só descobre que foi vítima de um golpe ao sacar o benefício.
Providências
Karla Dantas explica que ao perceber a fraude, o beneficiário deve procurar o INSS para solicitar o cancelamento do desconto. Para tanto, terá que comprovar que não efetuou o empréstimo. A orientação é requerer o histórico de descontos e o protocolo da Dataprev, com as informações da Previdência Social, e notificar o banco.
“As instituições financeiras, atualmente, tem um canal de atendimento que notifica a empresa terceirizada para verificar a origem do contrato e até mesmo chegar ao fraudador”, detalha a diretora. Karla explica que se a fraude for confirmada, o banco envia um arquivo à Dataprev suspendendo os próximos descontos e ressarcindo o cliente dos descontos indevidos já realizados.

Cuidados
Além de não entregar os documentos pessoais para pessoas desconhecidas o contratante do consignado deve ficar atento a algumas situações que podem indicar um golpe, como orienta o delegado adjunto da Delegacia do Consumidor (Decon), Itamar Lourenço. De acordo com ele, o cliente deve desconfiar de empresas que oferecem facilidades, como crédito para pessoas físicas com nome sujo.
Outros sinais de fraude são a antecipação de pagame­n­­to, que não é pedida nos ca­sos do consignado, e grandes diferenças em relação a taxas de juros cobradas por outras empresas. Para o delegado, o melhor é optar por empresas estabelecidas na própria cidade ou no estado.
Karla Dantas recomenda que antes de fechar o empréstimo, o cliente verifique se as informações recebidas sobre a instituição, como nome, endereço e telefone, são reais e se o contrato que está assinando é mesmo do banco que o profissional diz ser funcionário.
O beneficiário deve confirmar, por meio da 2ª via do contrato, se o valor combinado foi o mesmo efetivado no documento. “Os fraudadores costumam fazer a chamada venda casada, anexando via de seguros ou associações no meio das vias de contrato”, explica a diretora.

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