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Associação que representa instituições de crédito consignado cria ouvidoria

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Associação que representa instituições de crédito consignado cria ouvidoria  

 Ela será a garantia de ética e transparência da ANEPS e o canal para recebimento de irregularidades e encaminhamento para apuração

 Clientes, funcionários e instituições financeiras que atuam no mercado de crédito consignado têm agora um canal direto para dar sugestões e fazer reclamações: a Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes (Aneps) acaba de criar uma ouvidoria, com o objetivo de facilitar o elo entre seus associados na solução de eventuais problemas e denúncias de clientes e membros da entidade ou até de outras associações e instituições financeiras. Pretende, também, com a iniciativa, reforçar a regulação de suas empresas associadas, qualificando ainda mais o programa de certificação da associação, voltado para os profissionais da área de crédito e lançado em julho, além de tornar o processo ainda mais transparente.

A criação da ouvidoria permitirá à Aneps manter o crescimento sustentável de suas empresas associadas e continuar na busca da excelência no relacionamento entre os correspondentes (que trabalham no mercado de crédito) e seus clientes. Em linha com o Código de Defesa do Consumidor e as recentes resoluções do Banco Central do Brasil, a ouvidoria é um canal direto do cliente com a associação, no recebimento de possíveis problemas que envolvam a atuação de correspondentes ou promotores associados.

“Queremos que a ANEPS ofereça à sociedade a garantia de ética e transparência, importantes pilares no desenvolvimento do setor, com base nos princípios de governança corporativa da associação e com foco na inclusão social e financeira, em especial para as classes menos favorecidas”, avalia Anderson Borges, vice-presidente da Aneps e ouvidor geral.

Segundo ele, com base nas informações recebidas, a ANEPS poderá abrir processos administrativos que serão submetidos ao Conselho de Ética e Disciplina para apuração das irregularidades. Conforme o resultado, a entidade poderá aplicar penalidades que vão desde a advertência até a cassação dos registros e da certificação. Os resultados ficarão abertos para consulta pública.

De acordo com Anderson Borges, o propósito é assegurar que a atuação dos profissionais esteja em linha com o Código de Ética e Conduta, elaborado pela Aneps. “O nosso maior desafio é reforçar a cultura de atendimento de nossos promotores e correspondentes para que eles possam melhorar sua atuação junto aos clientes, oferecendo produtos e soluções de acordo com a realidade de cada um deles e de forma ética e justa”, considera o ouvidor.

Para entrar em contato com a ouvidoria (reclamações, sugestões ou denúncias) basta ligar 0800 777 4654, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, ou enviar um email para ouvidoria@aneps.org.br

 

 http://jornaldiadia.com.br

 

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