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Imprensa
Estratégias de crescimento do BMG

 

 

Estratégias de crescimento do BMG

Executivos Financeiros - SP

20/05/2011

O Engenheiros Financeiros & Consultores (EFC) tem acompanhado com bastante interesse o crescimento do Banco BMG e de suas estratégias para crescer. De acordo com a análise da entidade, existem duas vertentes principais: os lucros crescentes, função do sucesso de suas operações pioneiras no crédito consignado e a intenção mais recente de adquirir outras instituições financeiras.

Evidentemente, a segunda vertente é viabilizada pela primeira.
Nesta linha estratégica, em setembro de 2010, o BMG adquiriu a GE Money,conforme notícia publicada na Revista Exame, que diz: “O BMG compra a GE Money do Brasil para reforçar sua rede de pontos-de-venda que abrange as operações do Banco GE Capital e a GE Promoções, uma promotora de vendas e prestadora de serviços. A GE Money mantém, ainda, parcerias com diversos varejistas, bem como 54 lojas próprias. Em nota à imprensa, o Presidente do BMG, Ricardo Guimarães, af irmou que a estratégia é ampliar os pontos de atendimento no país. Atualmente, a rede chega a 3.000 lojas, e as unidades da GE Money servirão para impulsionar as vendas de crédito consignado - um dos principais produtos do BMG” .

O segmento bancário no Brasil é extremamente competitivo, hoje com grandes conglomerados, quer brasileiros, quer estrangeiros, quer com intensa participação da União, através da Caixa Econômica Federal (a União detém 100% de suas ações) e do Banco do Brasil, no qual a União é acionista majoritária.

Os maiores bancos brasileiros cresceram a partir de pequenas unidades e foram aumentando pelos seus lucros, em uma escalada “vegetativa”; na medida em que ganhavam força, compravam outros bancos. Essa foi e é a história dos vencedores. Os dois maiores bancos estrangeiros presentes no Brasil usaram a mesma estratégia de adquirir outros bancos, visando crescimento ou geográfico, ou da base de clientes, ou para agregando produtos que não tinham.
Em fevereiro de 2011, o BMG entra firme na área de seguros, adquirindo a Conapp, conforme notícia do próprio site do Banco:
“09/02/2011 Banco BMG compra seguradora Conapp - O Banco BMG comprou a Conapp - Companhia Nacional de Seguros, que tem licença para operar em seguros de vida e ramos elementares e pertence ao grupo Capemisa, fundado nos anos 60 e dono de três Seguradoras. A Capemisa é focada em vida e previdência, tem um milhão de clientes e movimentou R$ 106 milhões em prêmios de janeiro a novembro de 2010, diz a Susep. A estratégia do BMG é atuar de forma mais agressiva no segmento de seguros, que em 2011 prevê um crescimento de 12% segundo a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais.” Mais recentemente, os jornais brasileiros e estrangeiros publicaram notícias sobre as negociações entre o BMG e o Banco Schahin (antigo Banco Schahin Cury).

A estratégia geral do BMG tem aspectos pioneiros também em marketing, com o patrocínio de muitos clubes de futebo l, o esporte preferido dos brasileiros. Esse fato gera uma enorme divulgação de massa do BMG.

A imprensa especializada no setor financeiro diz que está ocorrendo um movimento mundial de consolidação dos mercados bancários, e isso se aplica também ao Brasil. A estratégia do BMG está, segundo os analistas do EFC, correta e irá ser lastro para seu crescimento.

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