Área exclusiva de acesso do associado ANEPS. Para acessar a área restrita da CERTIFICAÇÃO, CLIQUE AQUI

Imprensa
Faturamento do mercado de cartões de crédito deve crescer 24,4%

Silvia Regina Rosa - InvestNews                    

O mercado de cartões de crédito deve fechar janeiro com faturamento de R$ 16,3 bilhões, o que representa um crescimento de 24,4% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo pesquisa Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento, realizada mensalmente pela Itaucard.

A estimativa para 2008, segundo o estudo, é que a indústria de cartões venha a repetir neste ano o crescimento vigoroso apresentado em 2007, quando o setor apresentou faturamento de R$ 182,9 bilhões, alcançando faturamento de R$ 218 bilhões, crescimento de 19% em relação ao ano anterior.

De acordo com o diretor de Marketing de Cartões do Itaú, Fernando Chacon, o aumento do faturamento será impulsionado, principalmente, pelo maior número de cartões em circulação no mercado. O número de plásticos deve fechar janeiro em 92,4 milhões de unidades, com evolução de 14,7% na comparação com o mesmo período de 2007. Ao final de 2008 o mercado deverá reunir 105 milhões de cartões, crescimento de 13,2% em relação a 2007.

O setor deve registrar em janeiro 214 milhões de transações, alta de 21,6% em relação ao mesmo período de 2007, registrando um ticket médio estimado em R$ 76,3.

O mercado brasileiro de cartões de crédito fechou o ano passado com faturamento de R$ 183 bilhões, o que corresponde a um crescimento de 21,0% em relação a 2006.

Em 2007, entre os estados analisados na região Sudeste, São Paulo continuou apresentando a maior participação no volume movimentado pelo mercado de cartões e também no varejo. No entanto, sua participação foi maior na indústria de cartões, representando 30,6% (R$ 56 bilhões) do total movimentado no país contra participação em 28,9% (R$ 96 bilhões) no volume movimentado pelo mercado varejista no Brasil.

No Nordeste, o estado que impulsionou o faturamento, também nos dois mercados, foi a Bahia, com participação de 6,5% (R$ 11,8 bilhões) no volume transacionado na indústria de cartões e de 4,4% (R$ 14,7 bilhões) no mercado varejista. No Norte, o Pará também liderou o ranking nos dois mercados. No faturamento do mercado de cartões, a representatividade se destacou: 2,5% (R$ 4,9 bilhões). Já no que no volume movimentado pelo varejo a participação foi de 1,1% (R$ 3,5 bilhões).

Já no Centro Oeste, diferentemente do observado nas demais regiões, a participação no faturamento teve destinos diferentes. Enquanto o Distrito Federal apresentou a maior participação no volume faturado no mercado de cartões, 3,8% (R$ 6,9 bilhões), Goiás aparece no topo do ranking nacional de faturamento do mercado varejista com participação de 3,5% (R$ 11,7 bilhões).

Somente na região Sul do país, a participação dos estados analisados (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) no faturamento dos cartões ainda é menor se comparada à representatividade no faturamento do varejo brasileiro, demonstrando um grande potencial de crescimento para a indústria de cartões. No entanto, considerando os mercados isoladamente, o Paraná foi o destaque da região no faturamento da indústria de cartões com 3,1% (R$ 5,5 bilhões) de participação.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Este site usa cookies para fornecer a melhor experiência de navegação para você. Para saber mais, basta visitar nossa Política de Privacidade.
Aceitar cookies Rejeitar cookies