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Imprensa
Financiamentos mais longos e baratos impulsionam o varejo

jornal DCI 24/04/2007 - Vanessa Musa                               

Os financiamentos, com prazos cada vez maiores e parcelas menores, têm sido o grande responsável pelo aumento das vendas do varejo nos primeiros meses deste ano. O volume de vendas do comércio varejista nacional cresceu 7,9% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os três primeiros meses de 2006, puxado pelo varejo especializado (lojas de eletroeletrônicos, veículos, materiais de construção), segundo pesquisa da Serasa. O período foi o melhor desde 2004, quando o trimestre apresentou elevação de 8,5% em relação a 2003.

Apesar dos clientes já estarem endividados, os prazos maiores são um atrativo das lojas, que estão conseguindo vender até mesmo para quem já paga parcelas de compras anteriores.

A disputa pelos clientes no dia das mães deste ano é sintomática para explicar o processo. Extra e Casas Bahia elevaram para 24 o número de parcelas de seus financiamentos para a data, permitindo que até os consumidores já endividados possam adquirir novos empréstimos.

Com os parcelamentos, a Casas Bahia espera crescer 10% sobre o mesmo período do ano passado. Já o Extra tem a expectativa é de elevar as vendas das câmeras digitais em 30%, 20% nos eletroportáteis e 10% nos celulares, segundo informou o departamento de comunicação.

Veículos

A venda de veículos, que também dispararam no início desde ano – na primeira quinzena de abril as vendas foram 33,63% maiores que no mesmo período ano passado, segundo o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) – são fortemente influenciadas pelos financiamentos.

Segundo as concessionárias, o aumento é integralmente explicado pelas novas modalidades de financiamento, em especial ao leasing pessoa física.

A Sabrico, que espera fechar este ano com o faturamento 40% maior que 2006. No último feirão realizado entre os dias 12 e 15 deste mês, 76% das vendas foram financiadas. “Dos 475 carros vendidos, 217 foram através de leasing, 143 CDC [crédito direto ao consumidor] e 115 à vista.”, revela Neusa Silva, gerente de vendas da Sabrico, concessionária Volkswagen.

Segundo ela, há um ano os números eram invertidos. O CDC vendia mais que o leasing. “Hoje é muito mais fácil aprovar um financiamento pelo leasing, já que o bem fica no nome do banco, que tem menos riscos com a operação. Além disso, não há cobrança do imposto sobre operação financeiro (IOF), como no CDC ”, conta.

A Viamar, concessionária autorizada da Chevrolet também está contente com as vendas através do leasing. “Desde o boom do crédito nos últimos dois anos, as vendas parceladas cresceram 50%, de maneira geral, aqui na loja. Hoje o leasing é responsável por 80% das vendas”, revela Orlando Arrifano, gerente de vendas de carros novos da Viamar.

Para o gerente, o leasing foi o responsável pela melhoria no crédito. Fez aumentar a quantidade de parcelas, além de contribuir para a diminuição das taxas. Segundo Arrifano, na Viamar, a maioria dos parcelamentos tem prazo de 36 e 48 meses.

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